Carlos Amastha desiste de se candidatar a prefeito de Palmas e se lança como pré-candidato a vereador
05 agosto 2024 às 18h30
COMPARTILHAR
Não surpreendendo os apoiadores, o presidente estadual do Partido Socialista Brasileiro (PSB), empresário e ex prefeito de Palmas, Carlos Amastha (PSB), desistiu do cargo de prefeito e se lançou como pré-candidato a vereador da Câmara Municipal, no último prazo para as realizações das convenções partidárias, que aconteceu nesta segunda-feira, 05, em Palmas.
O impasse se o mesmo disputaria a volta ao cargo de comando da prefeitura de Palmasb vinha sendo tema de debates nos últimos dias, devido a pouca adesão e força da campanha. A decisão aconteceu na convenção realizada na “Casa 40”, sede do partido PSB, localizada na avenida Juscelino Kubitscheck (JK).
Devido o corrido horário, Carlos Amastha quebrou protocolos e fez o pronunciamento antes que os demais filiados a pré-candidatos a vereadores discursassem, para atender a imprensa. Em seu pronunciamento explicou que para disputar em uma Eleição é necessário ter força, e aproveitou para criticar a maneira de fazer política da classe política de Palmas.
“Para concorrer a prefeitura de Palmas é preciso ter musculatura para disputar, e fica claro que grande parte da classe política está agindo infelizmente como sempre agiu referente ao PSB e sua maneira de fazer política”, se referiu à falta de apoio. O então pré-candidato a vereador, continuou ressaltando que não facilitaria a vida de nenhum dos pré-candidatos ao principal cargo municipal, para vender em um dos turnos. “Representamos uma pedra no sapato porque a gente gosta de fazer a boa política. Nessa conjuntura de forçar um segundo turno, sem apoio que com certeza estaria garantido, ou facilitar a vida de alguém para ganhar no primeiro, a gente decidiu por não disputar o cargo de prefeito” declarou o empresário.
A coligação lançou cerca de 30 candidatos a pré-candidatos a vereadores. Todos declaram apoio à pré-canditadura de Amastha, em seus discursos de lançamento na convenção.
Evento na Casa 40
Marcada para iniciar às 14h, porém com a “Casa 40” ainda vazia, o evento começou de fato, às 15h10, com a inscrição dos pré-candidatos a vereador. Os pronunciamentos começaram somente a partir das 17h15. O que deixou parte dos apoiadores inconformados, pois alguns vieram da região sul, para declarar apoio aos candidatos. Vale lembrar que esta região tem um grande significado para ele, já que quando estava à frente da prefeitura de Palmas, tinha até moradia no Setor Taquari.
Bastidores
Se nos bastidores da grandiosa estrutura da última convenção, que teve o apoio do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), houve murmurinhos que a imprensa não teve espaço organizado para cobertura, questiona-se que dirão da convenção do PSB, que foi realizada em um espaço pequeno, tudo “junto e misturado”.
Quem marcou presença na convenção foi o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Marcio da Silveira, ex-presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt). Ele foi exonerado do cargo no início deste ano.