Mais de meia tonelada de alimentos impróprios para o consumo foi apreendida nesta semana pela Vigilância Sanitária de Palmas, durante fiscalizações realizadas em diferentes regiões da capital. As ações tiveram como foco a segurança alimentar da população e resultaram na retirada de produtos como carne sem procedência, ovos em más condições e panificados vencidos.

Na região sul, os fiscais apreenderam cerca de 535 quilos de carne bovina clandestina, além de 15 quilos de vísceras, três quilos de carne moída em desacordo com a legislação, três quilos de alimentos em condições inadequadas e cerca de 10 quilos de pães fora do prazo de validade.

Já a operação “Pisando em Ovos”, deflagrada após uma denúncia anônima, levou os fiscais a um comércio na região central de Palmas, onde foram recolhidos 27 mil ovos de galinha impróprios para o consumo. Os problemas encontrados incluíam mofo, sujeira, cascas quebradas, coloração alterada, odor pútrido e presença de insetos, características que violam as normas higiênico-sanitárias.

Todos os produtos apreendidos foram inutilizados e, no caso das carnes, descartados no Aterro Sanitário Municipal. Os estabelecimentos foram autuados e notificados conforme previsto na legislação sanitária.

A Vigilância Sanitária reforça que, mesmo com fiscalizações regulares, a colaboração dos consumidores é importante. Produtos com mau cheiro, aparência alterada, mofo ou sinais de contaminação devem ser denunciados.

As denúncias podem ser feitas à Ouvidoria da Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones 0800 030 1515, (63) 3212-7811 ou 3212-7900, e à Ouvidoria Geral da Prefeitura, pelos números 0800 6464 156, (63) 3212-7144 ou pelo site palmas.to.gov.br/ouvidoria.