A cidade de Presidente Kennedy, 223 quilômetros distante de Palmas, localizada na região Centro-Norte do Tocantins, registrou pancadas de chuva no começo da tarde desta terça-feira, 24. O Estado passa por um longo período de estiagem. Conforme o Monitor das Secas disponibilizado no Boletim Climático da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) na última semana, a região enfrenta seca grave. 

Moradores da região comemoraram a chegada da chuva. A região Norte do Tocantins pode ter chuvas moderadas a intensas nos próximos dias, especialmente nas áreas de Colinas, Guaraí e Conceição do Araguaia, segundo a previsão da Storm, empresa de monitoramento climático da Energisa. Ventos de até 50 km/h e descargas elétricas devem acompanhar as chuvas, enquanto Palmas continua com temperaturas acima da média, chegando a 39°C.

As chuvas devem se concentrar nas regiões Norte e Oeste em setembro, com previsão de chuvas para Palmas em outubro. As temperaturas tendem a cair levemente com o início do período chuvoso, mas permanecendo acima da média histórica. A Energisa alerta sobre os riscos à rede elétrica durante as tempestades e orienta medidas de segurança, como evitar manutenções elétricas e o contato com cabos energizados.

Palmas registrou, recentemente, a maior temperatura do país, com 41,5ºC. O uso de aparelhos como ar-condicionado deve aumentar, e a Energisa recomenda verificar a fiação elétrica para evitar sobrecargas. Clientes podem contatar a empresa por canais digitais como o aplicativo Energisa ON e WhatsApp.