Coletivo Somos e Fenty Ampla apresentam proposta na Câmara Municipal para carnaval de rua em Palmas
15 novembro 2024 às 11h04
COMPARTILHAR
A celebração de um Carnaval Popular de Rua em 2025 está sendo preparada pela cidade de Palmas, através de uma proposta liderada pelo Coletivo Somos, grupo eleito para a Câmara Municipal, em parceria com a Fenty Ampla – Coletivo de Blocos de Rua, e apresentada ao presidente da Câmara Municipal, vereador Folha, em reunião realizada nesta quinta-feira, 14.
O encontro serviu para apresentar a minuta de um Projeto de Lei que visa incluir oficialmente o Carnaval Popular de Rua no calendário de eventos da capital. A proposta tem como objetivo assegurar que a festa, acessível e aberta a toda a população, se torne uma tradição na cidade, promovendo a cultura e a inclusão social. O Projeto de Lei será formalmente apresentado na próxima terça-feira, 19 de novembro, dando início à sua tramitação. A pressa em protocolar a proposta ainda em 2024 tem como objetivo garantir tempo hábil para a organização da festa, prevista para a primeira semana de março de 2025.
“Nosso compromisso é assegurar que as manifestações culturais tenham espaço garantido no calendário oficial da cidade, proporcionando uma festa acessível a todos. Junto com o Capital da Fé, o Carnaval de rua tem um grande potencial para impulsionar a economia local, atrair turistas e gerar novas oportunidades de negócios e renda para nossa população,” enfatizou o vereador Folha, presidente da Câmara.
Juliana Saraiva, uma das representantes da Fenty Ampla na reunião, ressaltou que garantir em Lei a realização do Carnaval de Rua é uma conquista muito importante para a cultura de Palmas. “Significa assegurar um espaço de expressão popular, onde a cidade se une em celebração e diversidade. O Carnaval de Rua também é uma oportunidade de movimentar a economia local, fortalecendo o comércio e gerando oportunidades para diversos profissionais. A Fenty Ampla, representando os blocos Bloco Na Doida, Coletivo Flácido, Pirarucu Bloco, Amo Meu Bloco, Vem Ser Brilhosa e Tô Pagodeira, tem um imenso orgulho de fazer parte dessa luta, pois acreditamos que cultura, a alegria e a economia de forma criativa caminham juntas”, afirmou Juliana.
Ayrton Lopes, covereador eleito do Coletivo SOMOS, também manifestou seu agradecimento em nome de todo o grupo. “Queremos agradecer ao presidente Folha por ouvir e acolher essa demanda popular. Nossa proposta é construir um Carnaval acessível, que valorize nossa cultura e nossas raízes. Para nós, do SOMOS, este é um marco importante, não só pela festa em si, mas por tudo que ela representa em termos de inclusão, diversidade cultural, emprego e geração de renda para nossa cidade. É assim que acreditamos que a política deve funcionar: ouvindo as demandas populares e conectada às necessidades e desejos dos nossos cidadãos e cidadãs”, declarou.