Após atraso, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o ano de 2024. O MEC disponibilizou a lista dos candidatos selecionados às 18h do dia 31 de janeiro, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

O processo seletivo do Sisu 2024 teve uma única etapa de inscrição para todo o ano, ofertando um total de 264.181 vagas distribuídas em 6.827 cursos de graduação, provenientes de 127 instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil. No Tocantins há 1.146 vagas no Sisu voltadas para instituições públicas de educação superior, o que corresponde a 0,4% do total do país.

Os candidatos selecionados na chamada regular estão agora habilitados a realizar a matrícula ou o registro acadêmico na instituição de sua admissão, durante o período de 2 a 7 de fevereiro. É de responsabilidade do candidato observar as condições, procedimentos e documentos necessários para efetuar a matrícula, bem como ficar atento aos dias, horários e locais de atendimento determinados por cada instituição, conforme especificado em edital próprio.

É importante ressaltar que a seleção do candidato garante apenas a expectativa de direito à vaga para a qual se inscreveu, sendo a matrícula ou o registro acadêmico condicionados à comprovação, junto à instituição selecionada, do atendimento aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis, incluindo os estabelecidos na Lei n. 12.711/2012, além da regulamentação em vigor conforme o Edital n. 22/2023, referente ao processo seletivo do Sisu 2024.

Para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular, está aberto o período de manifestação de interesse em participar da lista de espera, que vai de 31 de janeiro a 7 de fevereiro, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A lista de espera poderá ser utilizada ao longo do ano de 2024 pelas instituições públicas de educação superior participantes, com o intuito de preencher eventuais vagas não ocupadas na chamada regular. Os procedimentos para preenchimento dessas vagas serão estabelecidos em editais próprios de cada instituição, conforme a Portaria Normativa MEC n. 21, de 2012, respeitando as disposições do Decreto n. 11.781, de 14 de novembro de 2023, e da Portaria MEC n. 2.027, de 16 de novembro de 2023.

O Sistema de Seleção Unificada reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o Brasil, sendo predominantemente composto por instituições federais, como universidades e institutos. O Sisu foi instituído pela Portaria Normativa n. 2, de 26 de janeiro de 2010, e sua regulamentação atual é regida pela Portaria Normativa n. 21, de 5 de novembro de 2012.