Com clima tranquilo, eleitores contam como foi o dia de votação em Palmas
06 outubro 2024 às 17h12
COMPARTILHAR
Neste domingo, 6, com o início das eleições municipais, milhares de palmenses saíram às ruas para votar, com um clima ameno, após uma fina chuva, que caiu durante a madrugada e começo da manhã. As filas começaram a se formar com algum atraso, já que alguns eleitores preferiram aproveitar um pouco mais o friozinho, como foi o caso do vendedor Saymon Fernandes. Já o contador, Rafael Sales, chegou para votar nos primeiros minutos para não enfrentar filas. Apesar da tranquilidade, segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), foram registradas 15 ocorrências policiais no estado.
Fernandes disse que trocou de seção eleitoral recentemente, porque se mudou, mas não teve dificuldades em encontrar seu local de votação. Na seção onde votou não teve muito atraso; “Demorei de três a cinco minutos para votar. Cheguei, entrei pra sala e votei. Tudo muito tranquilo, torcendo para que Palmas tenha vereadores e prefeito que possam representar bem o povo palmense”. Ele também ressaltou que a eleição em Palmas, apesar de poder, não vai para um 2º turno.
Rafael Sales se mostrou mais indeciso, com relação ao segundo turno. Porém, elogiou a preparação da escola e não viu santinhos, adesivos ou panfletos jogados no chão. Na unidade escolar em que votou, Luiz Gonzaga da quadra 503 Norte, não houve nenhuma ocorrência. A sua seção não teve demoras, mas percebeu que em outras, na mesma escola, o tempo de espera para votar era grande.
O casal de microempresários Rafael Alves e Fernanda Cristina Peres, que votaram na Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso, na quadra 401 Sul, disseram que a votação ocorreu dentro do planejado. Também afirmaram não terem visto demora nas seções nem santinhos jogados no chão. “A votação foi muito tranquila, na minha seção tinha apenas cinco pessoas na minha frente e em outras seções não tinha ninguém”, afirmou Rafael.