Decisão judicial anula condenação de ex-jogador Daniel Alves por estupro

28 março 2025 às 08h29

COMPARTILHAR
O Tribunal Superior da Catalunha, em decisão unânime, anulou a sentença que havia condenado Alves a 4 anos e 6 meses de prisão pelo crime ocorrido em uma discoteca de Barcelona.
Preso desde janeiro de 2023, o ex-jogador passou mais de um ano detido enquanto aguardava julgamento. Ele pagou uma fiança de 1 milhão de euros para obter liberdade provisória. Com a decisão, Alves fica totalmente livre e sem acusações na Justiça espanhola. Antes da anulação da sentença, ele ainda teria mais de dois anos de pena a cumprir.
Até o momento da última atualização desta reportagem, os advogados da vítima não haviam se pronunciado sobre o caso.
A decisão foi tomada após a Justiça catalã avaliar um recurso apresentado pela defesa do ex-jogador. O tribunal também analisava um pedido da Promotoria de Barcelona para aumentar a pena de Alves, que poderia chegar a até 12 anos de prisão.
Na sentença divulgada nesta sexta-feira, os juízes consideraram que o depoimento da vítima não era confiável em determinados pontos que podiam ser verificados por registros em vídeo.
O tribunal rejeitou os recursos do Ministério Público, que solicitava o aumento da pena, e da acusação particular, que pedia um tempo ainda maior de prisão. Com isso, absolveu Daniel Alves e revogou todas as medidas cautelares impostas anteriormente.
O ex-jogador já estava em liberdade provisória desde março do ano passado, quando sua defesa conseguiu o recurso e pagou a fiança estipulada pela Justiça espanhola.