Defesa Civil emite alerta para baixa umidade em Palmas e risco de doenças respiratórias

19 agosto 2025 às 08h11

COMPARTILHAR
A Defesa Civil de Palmas, vinculada à Guarda Metropolitana, emitiu orientações à população após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgar alerta de Perigo Potencial para baixa umidade relativa do ar na Capital e região. O aviso é válido até as 20h da próxima terça-feira, 19.
De acordo com o boletim meteorológico, a umidade pode variar entre 30% e 20% nos próximos dias. Embora os índices sejam considerados de baixo risco, tanto para a saúde quanto para incêndios florestais, podem oscilar durante o período de estiagem. Nesta época do ano, Palmas costuma registrar temperaturas de até 35°C, com céu claro e ausência de chuvas, o que favorece o ressecamento das mucosas, o agravamento de doenças respiratórias e o aumento das queimadas.
Entre as recomendações estão: ingerir bastante líquido, evitar exercícios físicos e exposição ao sol nos horários mais quentes, utilizar chapéus e protetor solar e manter os ambientes úmidos. A população também é orientada a não atear fogo em terrenos baldios nem descartar bitucas de cigarro em áreas de vegetação.
Em situações de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo telefone 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.