A sessão desta terça-feira, 5, que marcou o fim do recesso parlamentar e o início do segundo semestre legislativo de 2025, contou com o retorno da vereadora Débora Guedes (Podemos) ao plenário da Câmara de Palmas. Ela reassume a função parlamentar após ter sido exonerada do cargo de secretária municipal da Educação, decisão tomada logo após o retorno do prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) ao comando do Executivo.

Em entrevista ao Jornal Opção Tocantins, a vereadora afirmou que encara sua volta com disposição para atuar em pautas além da educação, área que foi sua principal frente enquanto esteve na gestão.
“Olha, nós estamos assim, bem positivos quanto a esse retorno, porque lá na Secretaria eu estava trabalhando direcionado para uma área. E aqui não, aqui eu vou conseguir ampliar um pouco. Claro que educação é uma das minhas fortes bandeiras, mas aqui na Câmara eu vou conseguir ampliar trabalhando também pelo direito da mulher, trabalhando também pela inclusão, que são fortes bandeiras que eu levanto”, explicou.

Questionada sobre como pretende se posicionar diante do governo municipal neste novo momento, Débora Guedes sinalizou que deve atuar com independência, priorizando propostas que, segundo ela, tenham impacto positivo para a capital.
“Essa questão de atuação eu irei atuar nos projetos que venham para beneficiar a nossa cidade. Então assim, eu estou comprometida principalmente com quem me elegeu, com o público, porque eu cheguei até aqui com voto popular. E tudo aquilo que for para somar para Palmas poderão contar comigo com certeza.”

Sobre sua relação atual com o prefeito Eduardo Siqueira, a vereadora disse que ainda não houve um diálogo direto após a exoneração e que aguarda a possibilidade de uma conversa.
“Na verdade, depois da exoneração, ele não nos procurou mais. Algumas vezes nós até tentamos contato, às vezes ele retornou, outras vezes não. Então assim, uma conversa mesmo pessoalmente nós ainda não tivemos. Mas eu estou aqui à disposição do povo de Palmas para somar naquilo que precisar”, afirmou.

O retorno de Débora Guedes acontece em um momento de reconfiguração política dentro do Legislativo, com a base aliada buscando fortalecer sua atuação e mudanças de posicionamento de parlamentares sendo observadas nos bastidores.

Leia mais: