Os deputados estaduais do Tocantins elegeram, nesta terça-feira, 18, os presidentes e vice-presidentes de mais três comissões permanentes da Assembleia Legislativa (Aleto) para o biênio 2025-2026, fortalecendo a organização das atividades legislativas e refletindo as articulações políticas na Casa.

Na Comissão de Saúde e Assistência Social, o deputado Dr. Danilo Alencar (PL) foi escolhido como presidente, enquanto Eduardo Mantoan (PSDB) assumiu a vice-presidência. As reuniões deste grupo serão realizadas às quartas-feiras, às 13h. Já na Comissão de Acompanhamento e Estudos de Políticas Públicas para a Juventude, os parlamentares Gutierrez Torquato (PDT) e Winston Gomes (PSD) foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, com encontros previstos para as quartas-feiras, às 18h. Na Comissão de Defesa e Direito do Idoso, Eduardo Mantoan (PSDB) ocupará a presidência, acompanhado de Nilton Franco (Republicanos) na vice-presidência, e as reuniões ocorrerão às quintas-feiras, às 8h.

Desde o retorno das atividades parlamentares em 2025, a Aleto já empossou a nova Mesa Diretora, definiu as lideranças dos blocos parlamentares e organizou 13 comissões temáticas. Entre as comissões que já tiveram suas presidências definidas estão: Constituição, Redação e Justiça; Finanças, Tributação, Fiscalização e Controle; Administração, Trabalho, Defesa do Consumidor, Transportes, Desenvolvimento Urbano e Serviço Público; Segurança Pública; e Minas, Energia, Meio Ambiente e Turismo.

Com a eleição das comissões de Saúde e Assistência Social, Juventude e Defesa e Direito do Idoso, restam ainda as definições para cinco comissões: Desenvolvimento Rural, Cooperativismo, Ciência, Tecnologia e Economia; Assuntos Indígenas, Quilombolas e Comunidades Tradicionais; Educação, Cultura e Desporto; Cidadania e Direitos Humanos; e Defesa dos Direitos da Mulher. A expectativa é que as eleições para essas comissões ocorram nas próximas semanas, completando a estrutura organizacional para o biênio 2025-2026.