Atualizada às 9h12.

Uma ponte localizada na BR-226, que conecta os municípios de Aguiarnópolis, no Tocantins, e Estreito, no Maranhão, cedeu parcialmente na tarde deste domingo 22, por volta das 14h50. O acidente provocou a queda de vários veículos no Rio Tocantins, deixando mortos e desaparecidos. Contudo, as buscas foram suspensas devido ao risco representado por produtos químicos derramados no rio.

A Polícia Militar do Tocantins confirmou o óbito de uma mulher de 25 anos, residente de Aguiarnópolis. Trata-se de Lorena Ribeiro Rodrigues, de 25 anos, natural de Estreito (MA). O corpo dela foi recolhido e encaminhado ao Núcleo de Medicina Legal de Araguatins, onde passou por exames necroscópicos e foi liberado ainda no domingo aos familiares para velório e sepultamento. Um homem de 36 anos foi resgatado com vida por populares e levado ao hospital de Estreito, onde foi atendido devido a uma fratura na perna.

As buscas pelas vítimas dentro do rio foram interrompidas na noite deste domingo após mergulhadores do Corpo de Bombeiros identificarem dois caminhões submersos no rio. Um deles estava carregado com ácido sulfúrico, substância altamente perigosa e corrosiva. A carga do outro caminhão ainda está sendo confirmada, mas também representa um risco.

Conforme o Corpo de Bombeiros, por questões de segurança, as operações só serão retomadas após uma avaliação técnica de especialistas em materiais perigosos, com equipes adicionais sendo deslocadas de Palmas para auxiliar na situação.

Os Bombeiros do Tocantins montaram um Posto de Comando perto do local do acidente e coordenam reuniões com outros órgãos para atualização. Estão medindo a profundidade do Rio Tocantins para planejar mergulhos e, junto com técnicos do DNIT, vão avaliar a estabilidade da ponte. O Gabinete de Crise, liderado pelos bombeiros, conta com oito mergulhadores da Companhia Independente de Busca e Salvamento e apoio de outros militares e da Defesa Civil.

Equipes de resgate do Corpo de Bombeiros e PM relatam que pelo menos 13 pessoas seguem desaparecidas, incluindo:

  • Duas crianças (3 e 11 anos);
  • Duas mulheres;
  • Um mototaxista e sua passageira;
  • Um motorista de um veículo Citroën C3;
  • Três pessoas em uma caminhonete S10;
  • Dois motoristas de caminhões que transportavam ácido sulfúrico;
  • Um motorista de caminhão com defensivos agrícolas;
  • Um motorista de caminhão com MDF.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) suspendeu temporariamente os sistemas de captação, tratamento e produção de água em Imperatriz. A medida segue orientação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) devido ao risco de contaminação do Rio Tocantins pelos produtos químicos. Os moradores foram orientados a economizar água até que a situação seja normalizada.

O trecho da BR-226 onde ocorreu o desabamento foi interditado, e rotas alternativas foram implementadas. A Polícia Militar do Tocantins e a Polícia Rodoviária Federal intensificaram o policiamento nas rodovias estaduais para garantir o desvio do tráfego e a segurança dos motoristas. Confira novas rotas aqui.