A Polícia Federal anunciou nesta terça-feira, 24, que instaurou uma investigação para determinar as responsabilidades pela queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que atravessa o rio Tocantins e liga os estados do Maranhão e Tocantins. O acidente ocorreu no fim da tarde do domingo, 22 de dezembro, quando diversos veículos, incluindo caminhões-tanque transportando ácido sulfúrico e agrotóxicos, caíram no rio.  

As investigações estão sendo conduzidas pelas Superintendências Regionais da Polícia Federal no Maranhão (SR/PF/MA) e Tocantins (SR/PF/TO). Um procedimento preliminar já foi instaurado, e agentes foram deslocados aos locais afetados para coletar evidências, avaliar os danos e identificar equipamentos técnicos necessários para as análises periciais.  

Para reforçar o trabalho, o Instituto Nacional de Criminalística (INC/DITEC) mobilizou uma equipe de cinco peritos, composta por dois engenheiros civis, dois especialistas em locais de crime e um especialista em meio ambiente. A PF deu a previsão de que o grupo chegaria à Delegacia de Polícia Federal em Imperatriz nesta terça-feira, 24, para dar suporte às investigações.  

Além das causas do acidente, o foco está na análise dos impactos ambientais causados pelo derramamento das substâncias transportadas. A PF afirmou que está comprometida para identificar responsáveis, de modo a proteger tanto a população quanto o meio ambiente.