Detran prorroga processos de candidatos à primeira habilitação até 31 de dezembro deste ano
09 janeiro 2025 às 13h05
COMPARTILHAR
O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran/TO) anunciou que, conforme determinação da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), os candidatos que abriram o processo de obtenção da primeira habilitação a partir de 18 de junho de 2020 e cujo prazo expirou em 31 de dezembro de 2024, terão até o dia 31 de março de 2025 para concluir o processo.
A decisão foi formalizada por meio do ofício-circular nº 996/2024 e se estende a todos os estados do país. Inicialmente, a prorrogação estava limitada a algumas associações de autoescolas em determinados estados, mas a nova medida amplia o prazo para todos os candidatos que se enquadram nos critérios estabelecidos.
Segundo o Detran, a prorrogação contempla exclusivamente os candidatos que concluíram a carga horária das aulas práticas até o dia 31 de dezembro de 2024 e que ainda precisam realizar a prova final de direção. No Tocantins, um levantamento identificou 967 processos que se enquadram nessa situação e estão aptos a seguir para a etapa final.
O órgão orienta que os candidatos que se enquadram na prorrogação procurem o Centro de Formação de Condutores (CFC) onde iniciaram o processo ou diretamente o órgão para agendar a prova prática. A prova teórica, para quem ainda não a realizou, é gratuita, no entanto, aqueles que precisam fazer o reteste deverão pagar uma taxa de R$ 44,25.