No próximo domingo, 16, dez jovens do interior do Tocantins embarcarão para Barcelona, onde passarão uma semana de intercâmbio socioeducacional. Eles embarcam no aeroporto de Palmas. Para James Pereira, 18 anos, um dos estudantes que participará da experiência, essa oportunidade parecia impossível até pouco tempo atrás. Junto com James, outros nove jovens de diferentes localidades do Tocantins também se preparam para a viagem. O roteiro inclui visitas à Sagrada Família, à Casa Batlló e ao centro histórico da cidade, além de encontros interculturais com jovens espanhóis.

“Eu jamais pensei que fosse viajar para outro país, pois nunca tinha saído da minha região que é um Quilombo, na região da Chapada da Natividade, com quase 4 mil habitantes. Ter a oportunidade de participar de um intercâmbio como esse é maravilhoso. Vou realizar o sonho de todo estudante, fazer um intercâmbio internacional”, afirma James Pereira.

James faz parte do grupo de jovens selecionados para o programa Jovem Trabalhador, uma parceria entre o Governo do Tocantins e a Demà Jovem, tecnologia social da Renapsi, que visa a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.

Aline Ferreira, diretora executiva do programa, destaca que o intercâmbio oferece uma rara chance de aprendizado e desenvolvimento pessoal, além de proporcionar a troca de experiências entre os jovens brasileiros e seus pares espanhóis.

“Além do aprendizado, esses jovens voltam para o Brasil com um olhar global, vislumbrando possibilidades inimagináveis para suas vidas e carreiras, se tornando exemplos para a sociedade na qual estão inseridos”, afirma.

“Os jovens também vão conhecer o legado olímpico de Barcelona, participarão de workshops sobre sustentabilidade, e terão acesso a experiências imersivas, como o show de flamenco no Poble Espanyol, além de uma visita ao Mosteiro de Montserrat, um dos locais espirituais mais emblemáticos da Catalunha”, detalha Aline.

A executiva enfatiza que, embora o programa tenha sido lançado recentemente, ele já apresenta resultados positivos em termos de inclusão e impacto socioeducacional.

“Essa iniciativa, que lançamos em maio de 2023, já é o maior programa de primeiro emprego do Norte do Brasil, conforme a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Temos orgulho deste projeto que proporciona esperança aos jovens em situação de vulnerabilidade, permitindo que sonhem com um futuro melhor e possam, de fato, torná-lo realidade”, conclui Aline.

Durante a estadia em Barcelona, os jovens do Tocantins terão ainda encontros oficiais com autoridades do Estado, incluindo o governador Wanderlei Barbosa, a primeira-dama Karynne Sotero e a Secretária de Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), Cleizenir dos Santos.

Para a primeira-dama do Tocantins, Karynne Sotero, o intercâmbio representa um marco importante na trajetória desses jovens, mas ressalta que a oportunidade do primeiro emprego já trouxe impactos significativos.

“Ir para Barcelona, ter essa imersão educativa e cultural, será algo que eles nunca vão esquecer. Isso muda toda a trajetória do jovem. Mas antes disso, eles já estão sendo transformados pela oportunidade de um emprego formal, de uma renda para ter as suas coisas e ajudarem as suas famílias. O Programa Jovem Trabalhador proporciona isso a eles e a milhares de jovens no Tocantins”, reforçou.