Lançado recentemente em Pedro Afonso, o documentário sobre a trajetória do jornal Centro-Norte Notícias joga luz sobre o seu papel na valorização da cultura local. Com direção do jornalista e fundador do veículo de comunicação, Fred Alves, a obra apresenta os bastidores, impactos e a contribuição do veículo impresso para a memória coletiva da cidade ao longo dos últimos 16 anos.

Intitulado A Relevância do Jornal Centro-Norte Notícias na Cultura de Pedro Afonso-TO, o documentário reúne depoimentos de leitores, moradores e do próprio fundador, destacando a presença constante do jornal na cobertura de festas populares, eventos religiosos, manifestações culturais, personagens anônimos e fatos históricos da cidade.

“Quando eu resolvi colocar em prática o sonho que eu tinha, que era montar um jornal aqui em Pedro Afonso, um dos objetivos era mostrar a nossa história e também resgatar muitos fatos históricos que principalmente as gerações mais novas não conhecem”, afirma Fred, ao lembrar a origem da publicação.

Gravação do documentário teve participação de moradores da comunidade de Pedro Afonso | Foto: Fred Alves

Uma das seções mais lembradas pelos leitores é a coluna Memória Viva, dedicada a personagens locais e acontecimentos marcantes. A página virou referência e, para muitos, fonte de preservação de identidades que poderiam se perder com o tempo. “Eu coleciono todas elas. Isso é muito importante e a história continua”, diz a leitora Odina Maranhão.

A produção também destaca a função educativa do jornal, sua linguagem acessível e o incentivo à leitura desde a infância. Em um dos trechos, uma criança comenta: “Enquanto você lê, você pensa em várias aventuras, que você tá vivendo aquilo que você está lendo.”

Com apoio da Lei Paulo Gustavo, por meio do Edital de Chamamento Público nº 003/2024 do Município de Pedro Afonso, o documentário convida a comunidade a refletir sobre a importância da imprensa local como instrumento de fortalecimento da identidade cultural.

O Centro-Norte Notícias, criado em 2009, se consolidou como um dos pilares da comunicação não só em Pedro Afonso, mas em toda região centro-norte do Tocantins, registrando fatos do cotidiano e contribuindo para a construção de uma cidade mais conectada com sua história e com o futuro.