Após quase três semanas afastado do comando da Prefeitura de Palmas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos (Podemos) começa a reverter oficialmente as alterações promovidas durante a gestão interina de Carlos Velozo (Agir). Segundo apuração do Jornal Opção Tocantins, todos os auxiliares exonerados entre 1º e 15 de julho serão reconduzidos aos cargos no Diário Oficial do Município previsto para ser publicado até o meio-dia desta quinta-feira, 18.

O retorno dos nomes ligados ao grupo político de Eduardo, incluindo secretários, presidentes de autarquias e chefes de gabinete, marca o início da recomposição da equipe original do governo, após um período turbulento de reorganização administrativa conduzida pelo vice-prefeito. A decisão reforça a retomada do controle da gestão por parte de Eduardo, afastado desde 27 de junho por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito da Operação Sisamnes.

Durante a ausência de Eduardo, Carlos Velozo promoveu pelo menos 20 mudanças no primeiro escalão da administração, substituindo aliados históricos por nomes ligados ao Agir, à Assembleia de Deus e ao grupo religioso Monte Sião. As trocas envolveram pastas estratégicas como Governo, Infraestrutura, Planejamento, Comunicação e Habitação.

Entre os nomes que serão reconduzidos estão Sérgio Vieira Marques (Soró), ex-secretário de Governo; André Fagundes Cheguhem, do Planejamento; Paulo Cezar Monteiro da Silva, da Infraestrutura; Élcio de Souza Mendes, da Comunicação; André Cavalari, da Fesp; e Marlen Ribeiro, da Habitação. Também devem retornar Carlos Antônio Júnior, ex-chefe de Gabinete, e Renato de Oliveira, ex-procurador-geral do Município.

Nos bastidores, aliados de Eduardo avaliam que a recomposição é necessária para retomar projetos interrompidos e reequilibrar forças dentro da máquina pública. A expectativa é que, após a republicação dos atos, o prefeito promova uma nova rodada de ajustes em áreas consideradas politicamente desalinhadas, como a Secretaria de Educação, ainda sob comando de Débora Guedes, nome ligado a Carlos Velozo e ao pastor Amarildo Martins.

A publicação do Diário Oficial com as reconduções deve encerrar formalmente o ciclo de mudanças promovido durante o curto período de gestão interina. Com a retomada, Eduardo Siqueira se prepara para uma nova fase à frente do Paço Municipal, agora mais cauteloso com a composição da base e o controle dos cargos estratégicos.