Eleição da Associação Tocantinense de Municípios ocorre em abril; Big Jow se consolida como favorito

28 fevereiro 2025 às 10h34

COMPARTILHAR
A Associação Tocantinense de Municípios (ATM) completa, nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, 36 anos de existência, consolidando-se como uma entidade representativa das gestões municipais do estado. Criada em 1989, durante o processo de criação do Tocantins, a ATM tem atuado para fortalecer a autonomia dos municípios, prestar consultoria e treinamento a prefeitos e servidores, além de representar os interesses municipais em esferas estaduais e nacionais.
A entidade também se prepara para uma nova eleição, que ocorrerá no dia 27 de março, com a disputa pela presidência e composição da nova diretoria. O prefeito de Cristalândia, Wilson Júnior, conhecido como Big Jow (UB), desponta como o favorito, contando com o apoio de importantes lideranças políticas estaduais, como a senadora Dorinha Seabra Rezende (UB), o presidente da Assembleia Legislativa, Amélio Cayres (Republicanos), e até do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos).
Disputa interna e articulações políticas

Nos bastidores, a formação da chapa encabeçada por Big Jow está na fase final de definições. Como é ligado à senadora Dorinha, a vice-presidência deve ser ocupada por Aparecida (Republicanos), prefeita de Itacajá, indicada pelo governador Wanderlei. Aparecida é mãe do secretário executivo estadual da Saúde, Luciano Lima Costa.
O presidente da Assembleia, Amélio Cayres, também deve fazer indicação de sua cunhada, a prefeita de Buriti, Lucilene Brito (Republicanos), para a diretoria financeira da ATM. Essa movimentação deve retirar espaço da influência do deputado estadual Jair Farias (UB), adversário político de Amélio, que tinha aliados na tesouraria da gestão atual de Diogo Borges.
Enquanto a candidatura de Cezinha (MDB), prefeito de Peixe, foi descartada, o único nome que ainda resiste na disputa contra Big Jow é o prefeito de Pedro Afonso, Joaquim Pinheiro (Republicanos). No entanto, com o apoio de mais de 90 prefeitos, a vitória do gestor de Cristalândia parece praticamente garantida.
A eleição está marcada para o dia 27 de março, conforme edital de convocação já publicado. Os interessados em concorrer devem registrar suas chapas até o dia 12 de março.