Em 2024, queimadas no Tocantins causaram interrupções de energia que prejudicaram mais de 8 mil pessoas
31 julho 2024 às 17h01
COMPARTILHAR
De janeiro a julho deste ano, mais de 8 mil tocantinenses tiveram o fornecimento de energia afetado por queimadas. No município de Pedro Afonso, na madrugada desta quarta-feira, 31, uma oscilação de energia foi registrada pelos moradores, devido a uma queimada próxima à cidade, que atingiu a rede elétrica e rompeu um cabo.
Somente neste primeiro semestre de 2024, 8.780 moradores do Tocantins tiveram prejuízos por interrupções na rede de energia devido às queimadas. Até agora, os municípios com o maior número de ocorrências foram Formoso do Araguaia, Arapoema, Barrolândia, Ipueiras e Peixe.
Em todo o estado, 31 ocorrências de interrupção de energia por fogo foram registradas, uma redução de 24% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 41 casos foram identificados. Em 2023, mais de 100 interrupções de energia devido a queimadas foram registradas no Tocantins, impactando 16.920 tocantinenses.
Medidas preventivas e ações do projeto Foco no Fogo
O projeto Foco no Fogo é uma iniciativa do Comitê Estadual de Combate aos Incêndios Florestais e Controle de Queimadas no Tocantins, na qual a Energisa participa e adota medidas. Ele é focado na conscientização sobre prevenção e combate aos incêndios, além de discutir os prejuízos das queimadas.
“Essa queda é resultado do amplo trabalho de orientação realizado tanto pelas nossas equipes, durante os atendimentos e visitas aos clientes, quanto pelo projeto Foco no Fogo, que atua justamente na conscientização da população sobre os prejuízos das queimadas”, afirma o gerente de Operações da Energisa, Maurício Zanina.
Além da participação no Comitê, a Energisa também combate as queimadas com ações como a limpeza de faixa, que consiste na poda técnica da vegetação ao redor da rede elétrica. Em 2023, o trabalho de poda foi realizado em mais de 4 mil quilômetros de rede. Este ano, a poda foi feita em mais de 3,7 mil km.
Orientações gerais para prevenir queimadas
Com o clima seco, as chamas se espalham rapidamente, dificultando o controle. Por isso, é importante seguir algumas orientações:
- Não faça queimadas em áreas próximas às redes elétricas; a alta temperatura pode comprometer o fornecimento de energia, causando oscilações e até rompimento de cabos.
- Respeite a “faixa de servidão”, evitando plantios embaixo da rede de energia elétrica.
- Recolha o lixo de acampamentos, especialmente metal e vidro, que podem iniciar incêndios.
- Apague com água qualquer resto de fogo em acampamentos e recolha os restos de carvão. Não enterre este material, pois pode causar acidentes e contaminar o ambiente.
- Descarte bitucas de cigarro em locais adequados, pois são extremamente perigosas.