Em 2025, tocantinenses terão pela primeira vez feriado estadual no Dia do Senhor do Bonfim

06 agosto 2025 às 08h40

COMPARTILHAR
O dia 15 de agosto, data em que é celebrado o Dia do Senhor do Bonfim, é feriado em todo o Tocantins a partir deste ano. A mudança foi oficializada com a sanção da Lei nº 4.509 pelo governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), publicada no Diário Oficial do Estado em 26 de setembro de 2024.
Esta será a primeira vez que a data será considerada feriado estadual. Em 2025, a comemoração cairá em uma sexta-feira.
O projeto que criou o feriado foi aprovado pela Assembleia Legislativa em 11 de setembro de 2024, e anunciado em canais oficiais do governo e das secretarias de Cultura, Turismo e da própria Casa de Leis.
Com a nova lei, o Dia do Senhor do Bonfim também passa a integrar o Calendário Cultural do Tocantins. A proposta tem como objetivo valorizar tradições religiosas e culturais, promover a integração entre comunidades e estimular o turismo religioso como forma de desenvolvimento social e preservação do patrimônio cultural.
Tradição centenária
A festa do Senhor do Bonfim acontece todos os anos em Natividade, no sudeste do estado, onde devotos percorrem cerca de 23 km em romaria até o povoado do Bonfim, como forma de cumprir promessas. O evento, que reúne peregrinos, fiéis e turistas, é marcado por celebrações religiosas e atividades culturais ao longo de 12 dias.
A tradição começou em 1750, quando, segundo relatos populares, um vaqueiro encontrou uma imagem religiosa na região. Depois de levá-la à cidade, a imagem teria desaparecido e reaparecido misteriosamente no mesmo lugar em que foi achada, reforçando a devoção local.
Desde então, a festa cresceu e se tornou uma das manifestações religiosas mais importantes do Tocantins.