Em Guaraí, disputa será entre a candidata da senadora Dorinha contra o candidato do governador Wanderlei
22 janeiro 2024 às 11h04
COMPARTILHAR
Em Guaraí, centro norte do Estado, está cada vez mais evidente que as eleições de 2024 deve replicar a polarização de 2020, entre Fátima Coelho (UB), hoje prefeita, e José Wilson Sabóia Neto, mais conhecido como Saboinha Júnior (Republicanos), atual Secretário Extraordinário de Ações Estratégicas do Estado, mas não será simplesmente uma mera repetição da disputa de 2020. É preciso ponderar que muita coisa aconteceu nestes quatros anos na política local e em nível estadual.
Os personagens são os mesmos, mas em contexto político bem diferente e com outras motivações e outras perspectivas. Em 2020 Fátima e Saboinha eram dois vereadores disputando o cargo de chefe do Executivo. Agora a disputa é entre uma prefeita candidata a reeleição e um secretário de Estado. Fática Coelho e Saboinha Júnior cresceram no contexto da política regional, atraindo para Guaraí a atenção de líderes estaduais.
A eleição de 2024 em Guaraí deixará de ser apenas uma disputa local. Interesses estaduais também estarão na disputa, ainda que disfarçadamente em forma de apoio. A disputa entre Fátima e Saboinha vai além da escolha local, passa também por definição em nível estadual.
Em 2020 Fátima Coelho e Saboinha Júnior eram apenas dois ex-vereadores tentando conquistar o comando do executivo municipal em condições de igualdade já que a então prefeita Lires Ferneda (PSD) não quis disputar a reeleição. Em 2024 a disputa será entre uma prefeita que se mostrou ser uma boa gestora e um secretário de Estado. Além da força da máquina administrativa, Fátima poderá contar com o apoio da senadora Professora Dorinha, presidente do seu partido. Saboinha foi convidado pelo governador Wanderlei Barbosa para se filiar ao Republicanos, partido que o governador trabalha para transformar em máquina eleitoral. O que implica dizer que Saboinha não apenas terá o governador em seu palanque, como também outros governistas com influência no eleitorado local.
A ex-prefeita Lires Ferneda (sem partido) é outro nome de peso da política local que, se decidir ser candidata, tem tudo para despontar e ganhar espaço na polarização entre Fática e Saboinha que vem de 2020. Professora Lires, como é conhecida, é esposa do ex-prefeito Genésio Ferneda, que teve mandato cassado. Lires foi eleita em 2016, numa disputa com o então prefeito Francisco Júlio (PSD). Lires não disputou a reeleição, mas deixou a prefeitura com boa avaliação. Em 2022, integrou a chapa do senador Irajá Abreu (PSD) na condição de candidata a vice-governadora. Acumulou experiência e capital político para nova disputa. Lires ocupa atualmente a Superintendência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento no Tocantins.