Em Palmas, PF cumpre mandados em endereços de suspeitos de estelionato contra a Caixa Econômica Federal
08 maio 2024 às 16h40
COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, 8, a Polícia Federal cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de intimação em Palmas, durante a operação “Identitatis Revelatum”, que tem o propósito de combater a prática de crimes envolvendo uso de documentos falsos e tentativas de estelionato contra a Caixa Econômica Federal. Segundo a polícia, os mandados têm o objetivo de esclarecer os fatos e reunir evidências adicionais sobre as atividades sob investigação.
A investigação, conduzida por meio de inquérito policial, apura a suspeita de que dois indivíduos utilizaram documentos falsificados perante a Caixa com o intuito de obter benefícios ilícitos, como saques e empréstimos, causando prejuízos à empresa pública.
Segundo as informações levantadas, os dois suspeitos teriam se dirigido a uma agência da Caixa, onde, se passando por terceiros, apresentaram Carteiras Nacionais de Habilitação para atualização de dados no aplicativo Caixa TEM, para realizar empréstimos e saques, além de outras transações financeiras.
Conforme a PF, os envolvidos poderão ser responsabilizados pelos crimes de falsificação de documentos, uso de documentos falsos e estelionato majorado, conforme os artigos 297, 304 e 171, §3o, do Código Penal, cujas penas podem ultrapassar 11 anos de reclusão.
O nome da operação, “Identidades Reveladas”, em tradução do latim, faz alusão ao trabalho policial que desvendou as verdadeiras identidades de pessoas que se passavam por outras, mediante o uso de documentos falsos para a prática de estelionato.