Desembargador Adolfo Amaro Mendes assume presidência da Corte Eleitoral tocantinense

03 julho 2025 às 15h26

COMPARTILHAR
O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, na manhã desta quinta-feira (3), a cerimônia de posse da nova mesa diretora para o biênio 2025/2027. O desembargador Adolfo Amaro Mendes foi eleito presidente da Corte e o desembargador João Rodrigues Filho assumiu a vice-presidência e a Corregedoria Regional Eleitoral. A juíza Silvana Maria Parfieniuk foi reconduzida como ouvidora regional eleitoral e também foi eleita Ouvidora das Mulheres+.
A solenidade foi realizada na sede do Tribunal, em Palmas, e contou com a presença de autoridades do Judiciário, do Ministério Público, da advocacia e do Governo do Estado. A posse dos novos membros titulares foi conduzida inicialmente pelo então presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, que encerrou seu mandato destacando os resultados da gestão e agradecendo aos servidores e colaboradores do TRE-TO.
Após a posse, os membros da Corte utilizaram a urna eletrônica para eleger, por aclamação, o novo presidente do Tribunal. Em seu discurso, Adolfo Amaro Mendes afirmou que sua gestão será guiada pelos princípios da integridade, da conformidade e da produtividade. “Recebo com humildade essa missão grandiosa, mas com o firme propósito de liderar com responsabilidade, ética e compromisso com o interesse público”, declarou. João Rigo deixa a Corte em um momento conturbado: ele é investigado por suspeita de venda de sentenças, no âmbito da Operação Máximus, da Polícia Federal. Na época em que a investigação foi deflagrada, o então vice-presidente Helvécio Maia, foi afastado do TRE por um ano.
O novo vice-presidente, desembargador João Rodrigues Filho, também destacou o compromisso com a Justiça Eleitoral. “A responsabilidade é imensa, de assumir a Corregedoria e a vice-presidência, mas não faltará dedicação para desempenhar as funções que me estão sendo confiadas, como sempre fiz em toda a minha carreira”, afirmou.
Ao ser reconduzida à Ouvidoria, a juíza Silvana Maria Parfieniuk ressaltou o papel do órgão na escuta da população. “Assumo aqui o compromisso de continuar desempenhando esse papel com a maior seriedade possível. A Ouvidoria é a voz do cidadão e nós pretendemos amplificá-la cada vez mais”, disse.
Histórico e composição da Corte
A nova composição da mesa diretora mantém a tradição da Justiça Eleitoral tocantinense de alternar magistrados do Tribunal de Justiça do Estado na presidência da Corte. O desembargador Adolfo Amaro Mendes ingressou na magistratura do Tocantins em 1989 e assumiu o cargo de desembargador do TJTO em 2021. Já no TRE-TO, atuava como vice-presidente e corregedor desde agosto de 2024.
A atual composição da Corte Eleitoral é formada por sete membros titulares: dois desembargadores, dois juízes estaduais, um juiz federal, dois juristas indicados pela OAB e um procurador regional eleitoral. Também integram a Corte, como substitutos, magistrados e representantes do Ministério Público Federal.
Mesa de honra e autoridades presentes
Participaram da mesa de honra da solenidade, além dos membros da Corte Eleitoral, a presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargadora Maysa Vendramini Rosal; a procuradora do Estado, Irana Coelho, representando o governador Wanderlei Barbosa; o procurador-geral de Justiça do Estado, Luciano Casaroti; e a vice-presidente da OAB-TO, Larissa Carlos Rosenda.
A cerimônia marcou a transição da gestão e o início de um novo ciclo à frente da Justiça Eleitoral no Tocantins, com foco declarado na eficiência administrativa e na confiança no processo democrático.