O embaixador da Áustria no Brasil, Dr. Stefan Scholz, realizou nesta segunda, 19, sua primeira visita ao Tocantins. Ele foi recebido no Palácio Araguaia, pelo governador Wanderlei Barbosa, os reitores da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Luís Eduardo Bovolato, da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), Augusto Rezende, e representantes de diversas outras instituições de outras instituições de ensino presentes no estado. Durante a visita, o embaixador sinalizou para a possibilidade de estabelecer uma parceria entre seu país e universidades da Amazônia Legal, e destacou o potencial do Tocantins em áreas com proteção ambiental, matriz energética e direitos indígenas. 

O embaixador Stevan Scholz, após ser recebido pelo governador Wanderlei Barbosa destacou que nesse primeiro momento da sua visita ao Estado foi possível conhecer algumas particularidades da região | Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins

Segundo o embaixador, a Áustria pretende desenvolver um projeto de triangulação com outros países para a capacitação profissional. A intenção é que trabalhadores estrangeiros passem um período no país para treinamento de tecnologias avançadas e retornem à sua nação com os novos conhecimentos. O modelo foi apresentado ao governador e aos representantes das universidades. 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, apresentou ao embaixador a vasta extensão territorial do estado e suas potencialidades, além de sua posição geográfica estratégica. Ele destacou também a importância da visita do embaixador: “ a visita do embaixador permite que ele leve uma visão ampla das oportunidades no Tocantins, desde arranjos produtivos até programas de internacionalização que já fazem parte do cotidiano das instituições locais”, afirmou o reitor.

O embaixador ficará no Tocantins até quarta, 21, período em que vai conhecer as instituições de ensino superior do estado, empresas e secretarias de governo, para identificar novas oportunidades de cooperação entre a Áustria e o Tocantins.