O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos (Podemos), recebeu neste sábado, 27, o embaixador do Japão no Brasil, Noguchi Yasushi, em uma agenda voltada ao fortalecimento das relações institucionais e à ampliação de oportunidades de cooperação entre a Capital tocantinense e o país asiático.

A visita ocorre durante as comemorações dos 30 anos da Associação Cultural Nipo-Brasileira do Tocantins (ACNBT), entidade que reúne descendentes de japoneses e promove ações de intercâmbio cultural no estado. A programação também conta com a participação de representantes do setor produtivo, autoridades e integrantes da comunidade japonesa.

Durante o encontro, foram apresentadas potencialidades econômicas e projetos desenvolvidos em Palmas, com destaque para áreas consideradas estratégicas para futuras parcerias internacionais. Entre os temas discutidos estão inovação tecnológica, desenvolvimento sustentável, bioeconomia, agricultura de baixo carbono, preservação ambiental e soluções voltadas para cidades inteligentes.

Segundo Eduardo Siqueira Campos, a visita representa uma oportunidade para ampliar o intercâmbio entre Palmas e o Japão, tanto no campo econômico quanto científico e cultural.

“A visita do embaixador fortalece ainda mais os laços históricos de amizade entre os povos japoneses e tocantinenses, além de oportunizar parcerias em áreas estratégicas com infraestrutura, inovação, sustentabilidade, bioeconomia, cidades inteligentes, agricultura de baixo carbono e preservação ambiental. Juntos, podemos avançar no desenvolvimento científico, econômico e cultural em benefício dos nossos povos e das futuras gerações”, afirmou o prefeito.

A agenda do embaixador em Palmas será encerrada durante o Festival Gastronômico da ACNBT, evento aberto ao público que celebra três décadas de atuação da associação e destaca a contribuição da imigração japonesa para o desenvolvimento econômico, social e cultural do Tocantins.

.