Esgotamento sanitário é tema de palestra durante a CPI da BRK, em Palmas
25 março 2024 às 17h00
COMPARTILHAR
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) responsável por investigar os serviços prestados pela BRK Ambiental em Palmas recebeu a professora e mestre em Ciências do Ambiente, Tatiana Ferreira Wanderley Alves, na manhã desta segunda-feira, 25. Durante sua apresentação, Tatiana abordou questões relacionadas às infraestruturas de esgotamento sanitário, fornecendo à comissão uma visão do setor, suas tendências, bem como suas falhas e sucessos. O objetivo principal foi oferecer um panorama esclarecedor para embasar as investigações em curso.
Ao longo da exposição, a professora elucidou o conceito de esgotamento sanitário e analisou as diversas tecnologias disponíveis para o tratamento das águas residuárias originadas nos lares. Ela também ressaltou a importância do tratamento adequado do esgoto sanitário, apontando-o como uma das principais fontes de poluição hídrica global, acarretando impactos ambientais sérios e questões de saúde pública. Tatiana destacou casos emblemáticos, como o despejo de esgoto bruto no rio Tietê, em São Paulo, que resultou em uma série de doenças associadas à água.
Em resposta às indagações sobre os riscos enfrentados pela população de Palmas devido a vazamentos de esgoto que afetam o lago da cidade e outras áreas durante o período chuvoso, a especialista esclareceu que os impactos variam de acordo com a quantidade de esgoto e a água envolvida. Ela explicou que, em muitos casos, a água da chuva, por seu maior volume, consegue diluir as impurezas, minimizando os danos. No entanto, Tatiana salientou que em corpos d’água menores, como o Córrego Machado, localizado na região Sul da cidade, os impactos podem ser mais significativos.
O presidente da CPI, vereador Josmundo (Podemos), ressaltou a necessidade de a BRK investir mais na melhoria de seus serviços para evitar vazamentos de esgoto, mas também enfatizou a importância da conscientização e educação ambiental da população para garantir o uso adequado das estruturas de esgoto.
Além do presidente, participaram da palestra o relator da CPI da BRK, vereador Nego, o membro da comissão vereador Eudes Assis (PSDB) e o vereador Pedro Cardoso (Republicanos).