Estudante tocantinense conquista primeiro lugar em competição internacional no Bahrain
27 outubro 2024 às 08h59
COMPARTILHAR
Em sua estreia em competições internacionais, o estudante Hentony dos Santos, de apenas 17 anos, conquistou a medalha de ouro na prova de 100 metros rasos, classe T47 do paratletismo, durante o International School Sport Federation (ISF) Gymnasiade Bahrain Sub-18, uma das maiores olimpíadas escolares mundiais, realizada em Mama, capital do Bahrain.
Natural de Araguanã, cidade próxima à região do Bico do Papagaio, no norte do estado, Hentony é o primeiro atleta do estado a ser convocado para o evento, levando o nome do Brasil e do Tocantins ao pódio internacional. A convocação, realizada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE) e pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em agosto deste ano, incluiu Hentony nas provas de 100m, 400m e no salto em distância.
“Estou muito feliz com essa medalha. Com a ajuda do meu treinador Rafael Gabarrão, me preparei muito para estar aqui e conquistar a competição mundial. Estou muito orgulhoso do nosso trabalho e por levar o ouro para o Tocantins”, declarou o atleta.
Hentony é aluno do Colégio Estadual Machado de Assis, em Araguanã, e foi descoberto durante os Jogos Estudantis Paradesportivos do Tocantins (Parajets), evento promovido pelo governo estadual. Com uma trajetória de sucesso, ele já acumula mais de 50 medalhas em competições estaduais e nacionais e ostenta o recorde brasileiro escolar nas provas de 400 metros e salto em distância na classe T47.
O ISF Gymnasiade Bahrain Sub-18, que reúne atletas de diversos países em competições de várias modalidades esportivas, teve seu início na última quarta-feira, dia 23, se estende até o dia 31 deste mês.