Exército envia helicóptero ao Tocantins para auxiliar combate às queimadas na Ilha do Bananal
23 setembro 2024 às 09h31
COMPARTILHAR
O 2º Batalhão de Aviação do Exército (2º BAvEx) de Taubaté (SP) encaminhou um helicóptero do modelo Pantera K2 em ações planejadas, especialmente, na Ilha do Bananal, que abrange os municípios de Formoso do Araguaia, Pium e Lagoa da Confusão. O objetivo do uso da aeronave é facilitar o acesso das equipes de trabalho do Corpo de Bombeiros, brigadistas dos municípios atingidos, brigadistas do Ibama/ICMBio e militares do próprio Exército aos focos de incêndios florestais nessas localidades.
O helicóptero chegou neste domingo, 22, para a base da operação em Lagoa da Confusão, a cerca de 200 quilômetros de Palmas, para facilitar sobrevoos transportando as equipes. O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, ressaltou a relevância do suporte logístico oferecido pelo Exército. “A chegada desta aeronave é fundamental para o transporte de pessoal e equipamentos até os focos de incêndio, garantindo maior agilidade nas operações de combate”, destacou.
Segundo o Governo do Tocantins, foram combatidos 2.033 incêndios florestais neste ano. A operação envolve 1.089 combatentes, incluindo 256 bombeiros militares, 80 brigadistas estaduais, 560 brigadistas municipais, 149 militares do 22º Batalhão de Infantaria e 44 militares do 50º Batalhão de Infantaria de Selva.
Além do incêndio na Ilha do Bananal, equipes atuam na Serra do Estrondo, em Paraíso do Tocantins, e na região de Araguatins, no extremo norte do estado. Na Serra do Estrondo, equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins (CBMTO) e brigadistas estão trabalhando para controlar um grande incêndio florestal desde a última sexta-feira, 20, que já atingiu o Cerrado, áreas de pastagens e até residências próximas. Drones estão sendo usados para mapear os focos de calor. Estão sendo feitos aceiros para proteger áreas ainda não atingidas. Ainda não há previsão para o fim dos trabalhos.
Como ajudar
Os incêndios florestais têm causado impactos ambientais graves, como a perda de fauna e flora, e a sociedade tem sofrido com a poluição do ar, o que agrava problemas de saúde. Também tem gerado prejuízos econômicos, destruindo pastagens, plantações e edificações.
Em caso de emergência, a corporação orienta que a população acione o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Para denunciar crimes ambientais relacionados a incêndios florestais, o contato deve ser feito pelo telefone 190, na Polícia Militar (PM). Provocar incêndio em áreas florestais é crime e pode resultar em pena de reclusão de dois a quatro anos, além de multa.