Falhas em cartões do transporte público geram queixas em Palmas; ATCP diz que sistema está em fase de adaptação

26 maio 2025 às 12h22

COMPARTILHAR
Com o fim da gratuidade temporária no transporte público de Palmas e o início da cobrança da nova tarifa de R$ 4,85 nesta segunda-feira, 26, passageiros relataram nas redes sociais dificuldades no uso dos novos cartões de embarque. Entre os principais problemas estão falhas na leitura dos cartões nos validadores dos ônibus e a ausência dos créditos que estavam disponíveis nos cartões antigos.
Segundo os relatos, em alguns casos o saldo esperado não apareceu na íntegra no momento da validação. Também foram registradas mensagens de erro e recusa do cartão, mesmo após a troca dentro do prazo estipulado pela prefeitura.
Procurada pela reportagem do Jornal Opção, a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou que os créditos antigos estão sendo transferidos de forma gradativa e que, assim que disponíveis, poderão ser acessados normalmente ao aproximar o novo cartão no validador. A agência reconheceu que houve “alguns problemas pontuais” no primeiro dia de cobrança, mas afirmou que os usuários não ficaram sem acesso ao transporte.
A ATCP reforçou que este é um período de adaptação do sistema e informou que a frota de 154 ônibus está operando normalmente. Também destacou que 18 pontos de recarga foram disponibilizados, incluindo unidades nos distritos de Buritirana e Taquaruçu, com o objetivo de ampliar o atendimento aos passageiros.
Nota da prefeitura
A Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP), reafirma que os créditos antigos estão sendo transferidos de forma gradativa pelo sistema, ou seja, quando disponibilizados, o usuário poderá acessá-los ao passar o novo cartão no validador do ônibus.
A ATCP informa que nesta segunda-feira, 26, com o início da cobrança da nova tarifa, no valor de R$ 4,85, foram registrados alguns problemas pontuais, mas os usuários não ficaram sem acesso ao transporte público.
A ATCP reforça que este é um período de adaptação, que os 154 ônibus da frota estão operando e que foram disponibilizados 18 pontos credenciados, incluindo os distritos de Buritirana e Taquaruçu, para a recarga dos cartões, garantindo maior agilidade aos usuários.