Fazenda usada para tráfico é destinada à reforma agrária e beneficia 58 famílias no Tocantins

16 abril 2025 às 08h43

COMPARTILHAR
Uma área que ficou conhecida por ter sido cenário da maior apreensão de cocaína da história do Tocantins agora terá um novo destino. A antiga Fazenda Sinuelo, no município de Tabocão, vai abrigar o Assentamento Olga Benário, projeto criado pelo Incra com o objetivo de beneficiar famílias da reforma agrária.
A solenidade de implantação do assentamento será realizada na próxima quarta-feira, 16, às 9h, no Centro de Formação Veredas, dentro da área do assentamento. Na ocasião, serão apresentados os nomes das 58 famílias selecionadas e entregues os Contratos de Concessão de Uso (CCU), que garantem a posse dos lotes e o acesso às políticas públicas para agricultura familiar.
De acordo com o superintendente regional do Incra, Edmundo Rodrigues, a implantação do assentamento Olga Benário é uma grande conquista para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais sem-terra: “A entrega desse assentamento com a assinatura de contratos do Crédito Instalação, mostra o compromisso do governo federal, por meio do Incra, com a reforma agrária no Tocantins. É um momento de alegria a efetivação desse projeto, pois essas famílias no passado já foram violentadas nos seus direitos com ações de reintegração de posse”,
Apoio financeiro para início das atividades
Além da posse da terra, os beneficiários vão assinar contratos do Crédito Instalação, no valor de R$ 8 mil, para apoiar o início da produção. As famílias já realizavam cultivo de alimentos como mandioca, milho, feijão, hortaliças e frutas, além da criação de pequenos animais.
O evento contará com a presença de representantes do Incra nacional e regional, Governo do Tocantins, Prefeitura de Tabocão, Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), além de membros da AGU, MPF, Defensoria Pública e movimentos sociais da região.
Histórico da área
Em 1994, a Fazenda Sinuelo foi palco da maior apreensão de drogas registrada no estado, com sete toneladas de cocaína encontradas pela Polícia Federal. Desde então, a área passou por um longo processo judicial. Com base na legislação que permite a destinação de imóveis ligados ao tráfico para a reforma agrária, a Advocacia-Geral da União garantiu, em 2024, a incorporação da propriedade ao Programa Nacional de Reforma Agrária.