Festejo de Iemanjá 2025 é apresentado à Secult do Tocantins
23 novembro 2024 às 10h29
COMPARTILHAR
A Secretaria Estadual da Cultura (Secult) foi apresentada ao 2º Festejo de Iemanjá nesta quinta-feira (21), evento que ocorrerá em 22 de fevereiro de 2025 na Praia da Graciosa, em Palmas. O encontro contou com a presença da Iyalorisá Roberta de Osoguiã (jornalista Roberta Tum), Pai William de Odé, Pai Marcelo de Oxossi e da professora Deyze dos Anjos.
Durante a reunião, o secretário estadual da Cultura, Tião Pinheiro, e a secretária-executiva Valéria Kurovski tiveram a oportunidade de conhecer o projeto e ouvir as necessidades da associação, além de oferecer orientações sobre como a Feccamto pode avançar na organização do evento. O Festejo será precedido pelo 2º Balaio de Iemanjá, um ato de Candomblé que acontecerá no Ilè de Odé e Oyá, no setor Jardim Santa Bárbara, ainda no próximo ano.
Na reunião, os secretários destacaram o papel das religiões de matriz africana na valorização da cultura e identidade afro-brasileira. “Infelizmente há pessoas que não compreendem a riqueza cultural dessas culturas e é de extrema importância criarmos os meios para colaborar com a inclusão do Festejo da Iemanjá no Calendário Cultural do Tocantins”, afirmou Tião Pinheiro. Para a Iyalorisá Roberta de Osoguiã, a criação de uma tradição envolve a repetição do evento. “Nós fizemos esse primeiro movimento e queremos agora fazer disso uma tradição”, explicou, ressaltando que Palmas conta com mais de 30 casas de terreiro, muitas das quais isoladas, e que o festejo proporciona um grande encontro entre essas comunidades.
Além da celebração de Iemanjá, a Feccamto também pretende organizar uma mesa de debates envolvendo entidades governamentais e não governamentais, com foco no combate ao racismo religioso e na discriminação contra as religiões de matriz africana. A definição das datas e do formato ainda está em processo.