O Flamengo foi derrotado pelo Paris Saint-Germain na final da Copa Intercontinental da Fifa, disputada nesta terça-feira (17), no Estádio Ahmad bin Ali, em Doha, no Qatar. Após empate por 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, a equipe francesa venceu por 2 a 1 na disputa de pênaltis e ficou com o título.

O PSG abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos, com Kvaratskhelia. O empate rubro-negro veio na segunda etapa, aos 17 minutos, em cobrança de pênalti convertida por Jorginho. O placar permaneceu inalterado até o fim da prorrogação.

Nas penalidades, o Flamengo converteu apenas uma cobrança, com De la Cruz. Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo tiveram seus chutes defendidos pelo goleiro Safonov. Pelo PSG, Vitinha e Nuno Mendes marcaram, enquanto Dembélé desperdiçou sua cobrança.

Durante o tempo regulamentar, o PSG teve maior controle da posse de bola, enquanto o Flamengo buscou equilibrar a partida com ajustes ao longo do segundo tempo. A entrada de Pedro modificou a dinâmica ofensiva da equipe brasileira, que passou a ocupar mais o campo de ataque após o intervalo.

A penalidade que resultou no gol de empate foi assinalada após revisão do VAR, em lance envolvendo Arrascaeta e Marquinhos. A arbitragem foi conduzida por Ismail Elfath, dos Estados Unidos.

Na prorrogação, as duas equipes criaram oportunidades, mas não conseguiram alterar o placar. O confronto seguiu para a decisão por pênaltis, que confirmou o título do clube francês.

Com o resultado, o Flamengo encerra a temporada de 2025 com quatro títulos: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Campeonato Brasileiro e Copa Libertadores. A equipe agora entra em período de férias, com retorno previsto para o início do Campeonato Carioca, em janeiro.

Ficha técnica
PSG 1 (2) x 1 (1) Flamengo
Competição: Copa Intercontinental da Fifa
Data: 17 de dezembro de 2025
Local: Estádio Ahmad bin Ali, Doha (Qatar)

Gols: Kvaratskhelia (PSG), aos 37’ do 1º tempo; Jorginho (Flamengo), aos 17’ do 2º tempo

PSG: Safonov; Zaïre-Emery, Marquinhos, Pacho e Nuno Mendes; Vitinha, João Neves, Fabián Ruiz e Lee Kang-In (Mayulu/Barcola); Doué (Dembélé) e Kvaratskhelia. Técnico: Luis Enrique.

Flamengo: Rossi; Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira e Alex Sandro; Pulgar (De la Cruz), Jorginho (Saúl) e Arrascaeta (Everton Cebolinha); Plata (Samuel Lino), Bruno Henrique (Luiz Araújo) e Carrascal (Pedro). Técnico: Filipe Luís.