FNDE destina R$ 26,6 milhões para melhorias na educação do Tocantins
10 junho 2024 às 17h14
COMPARTILHAR
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) empenhou R$ 26.625.951,00 para investimentos em infraestrutura e aquisição de novos equipamentos para as escolas estaduais. Este montante foi destinado ao Tocantins através de emendas parlamentares ao Orçamento da União 2024, assinadas pela senadora Professora Dorinha Seabra e pelos deputados federais Vicentinho Júnior, Toinho Andrade, Ricardo Ayres e Carlos Gaguim, na última sexta-feira, dia 7, o.
O governador Wanderlei Barbosa destacou que a parceria com a bancada federal fortalece o estado perante o governo federal. “Com o apoio dos nossos parlamentares em Brasília, estamos criando condições para que o governo federal reconheça a seriedade da nossa gestão e nossa capacidade de executar os recursos de forma eficiente. Essa abordagem tem permitido avanços significativos para os tocantinenses em diversas áreas”, afirmou.
Os recursos serão direcionados à ampliação e melhoria da infraestrutura física e administrativa das escolas. Isso inclui construção, reforma e aquisição de novos equipamentos. O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, enfatizou a importância dessas melhorias para a qualidade do ensino. “Estamos alinhados com as prioridades do governador Wanderlei Barbosa e a bancada federal. A melhoria na infraestrutura e aquisição de novos equipamentos permitirá que nossas escolas ofereçam uma educação mais eficiente e acolhedora, beneficiando a comunidade escolar e reforçando nosso compromisso com uma educação transformadora”, declarou.
A senadora Professora Dorinha Seabra, líder da bancada parlamentar federal do Tocantins, ressaltou o compromisso cumprido pela bancada em atender às prioridades do estado. “O empenho desses recursos reflete nosso compromisso com a oferta de uma educação de qualidade para os tocantinenses”, afirmou.
De acordo com dados divulgados pelo governo federal no final de maio, o Tocantins lidera o crescimento na alfabetização de crianças no Brasil. Entre 2021 e 2023, o estado aumentou de 14% para 44% o índice de crianças até 7 anos alfabetizadas, um crescimento de cerca de 214%. Esses números são parte dos resultados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, um programa federal com metas anuais para garantir a alfabetização.
O secretário extraordinário de Representação do Tocantins em Brasília, Carlos Manzini Júnior, destacou que tais resultados ajudam a manter o estado como prioridade do governo federal. “O governador Wanderlei Barbosa, com o apoio dos nossos deputados e senadores, está apresentando projetos sólidos ao governo federal, demonstrando nossa capacidade de execução e compromisso com resultados. Hoje, o Tocantins é visto como exemplo na utilização de recursos federais”, afirmou.