O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) nomeou Osires Rodrigues Damaso (Republicanos) para a presidência do Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado do Tocantins (Ruraltins). A nomeação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE-TO) desta segunda-feira, 24 de fevereiro. Com isso, todas as autarquias estaduais passaram a ter seus presidentes oficialmente designados, restando apenas algumas secretarias ainda sem definição.

O novo presidente do Ruraltins tem uma vasta  trajetória na política tocantinense. Osires Damaso já foi deputado estadual e chegou à presidência da Assembleia Legislativa do Tocantins, além de exercer mandato como deputado federal. Em 2022, tentou disputar o governo do estado, mas sua candidatura perdeu força após a retirada do apoio do PSD do senador Irajá Abreu, que decidiu se lançar na disputa.

Além disso, Damaso tem forte atuação política em Paraíso do Tocantins, seu domicílio eleitoral. Em 2024, concorreu à prefeitura da cidade, mas foi derrotado por Celso Morais (MDB), que venceu a eleição com 80% dos votos.

Secretarias ainda sem titulares

Desde o final de 2024, o governador vem realizando as nomeações de forma gradual, mantendo chefes interinos em algumas pastas estratégicas. Atualmente, a Secretaria de Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd), antes comandada pelo deputado estadual Ivory de Lira (PCdoB) segue sem um titular definitivo, sendo comandada interinamente pelo secretário executivo Wilson Souza e Silva, também está sem titular a Secretaria de Pesca e Aquicultura, comandada pelo secretário executivo Rodrigo Ayres. 

As mudanças na composição do alto escalão foram intensificadas com a exoneração coletiva dos antigos gestores no final do ano passado. Embora a maioria dos cargos já tenha sido preenchida, ainda há expectativa sobre a definição do comando da Secretaria das Cidades, que lida diretamente com projetos habitacionais e urbanísticos no Tocantins.