Idoso é preso com pedras preciosas avaliadas em R$ 25 mil no Tocantins

08 outubro 2025 às 10h19

COMPARTILHAR
A Polícia Militar do Tocantins (PMTO), por meio do Comando de Operações de Divisas (COD), realizou na noite de terça-feira, 7, uma ação na rodovia TO-080, em Paraíso do Tocantins, durante a qual apreendeu pedras preciosas e semipreciosas, e prendeu um homem de 65 anos. A operação integra a “Protetor das Divisas e Fronteiras”, voltada ao combate de crimes transfronteiriços e ambientais na região.
Durante a abordagem a um veículo, os policiais encontraram pedras de esmeralda e pirita, e o condutor afirmou trabalhar com garimpo, mas não apresentou documentação que comprovasse a origem legal das pedras. O homem e o material apreendido foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Paraíso do Tocantins para os procedimentos cabíveis.
O total apreendido foi de aproximadamente 105 quilates de esmeralda e 163 gramas de pirita, com valor estimado em R$ 25 mil. O delegado de plantão autuou o homem pelo crime de Usurpação de Patrimônio da União, previsto no artigo 2º da Lei nº 8.176/1991, reforçando o combate a atividades ilegais na região.