Na noite de terça-feira, 10, um incêndio foi registrado em uma área verde nas proximidades da 208 Norte, perto do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, em Palmas. As aulas foram suspensas. Confira a nota da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) a seguir. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h40 e as equipes trabalharam até a madrugada desta quarta-feira, 11, para conter as chamas, que atingiram aproximadamente 100 mil metros quadrados de vegetação alterada. Apesar do controle inicial, o incêndio sofreu reignição na manhã desta quarta-feira, 11, mobilizando novamente quatro equipes de combate para conter o novo foco.

Devido à grande proporção do incêndio e à proximidade com edificações, foi necessário o apoio da Brigada de Incêndio Florestal, Defesa Civil e Guarda Municipal. Técnicas de combate, como aceiros e contra-fogo, foram utilizadas pelas equipes para controlar o avanço das chamas. No total, 300 mil metros quadrados de área nativa foram preservados.

Diversos equipamentos, como abafadores, bombas costais, e ferramentas manuais, foram utilizados no combate. A operação se concentrou na proteção de edificações próximas e áreas adjacentes, como o Colégio Militar e um almoxarifado do Estado. As equipes conseguiram controlar o fogo, mas a situação ainda exigiu monitoramento contínuo até a extinção completa das chamas.

Nota da Seduc sobre a suspensão das aulas

A Secretaria de Estado da Educação informa que, apesar do incêndio ocorrido nas proximidades do Colégio Militar Senador Antônio Luiz Maya, as dependências da unidade escolar não foram afetadas diretamente. No entanto, devido à grande quantidade de fumaça e fuligem nas salas de aula, as atividades escolares estão canceladas nesta quarta-feira, 11 de setembro, como medida de precaução para garantir a saúde e o bem-estar dos estudantes.

A Seduc informa ainda que este dia letivo será reposto em momento oportuno.

Secretaria de Estado da Educação