Indicadores Socioeconômicos do Tocantins 2023 revelam panorama estadual
13 dezembro 2023 às 16h35
COMPARTILHAR
Nesta terça-feira, 12, a Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan) do Governo do Tocantins lançou os Indicadores Socioeconômicos do Tocantins 2023. O material apresenta uma análise da realidade socioeconômica do estado, abordando o período de 2018 a 2022, com dados compilados de diversas fontes e expressos por meio de tabelas, gráficos e mapas.
Essa edição, que passou por reformulação está dividida em sete capítulos: Breve Histórico; Características Geográficas; Demografia; Indicadores Sociais; Indicadores Econômicos; Finanças Públicas; e Infraestrutura Econômica. Cada capítulo compõe uma síntese dos principais temas relacionados à população e às condições econômicas do Tocantins.
“São informações ricas e atualizadas sobre todo o nosso estado. Um estudo que pode ser valioso para a sociedade, órgãos públicos na formulação de políticas, investidores internos e externos, além de todos aqueles que buscam compreender o estado e suas potencialidades”, destaca Sergislei de Moura, secretário de Estado do Planejamento e Orçamento.
Dentro do capítulo de Demografia, destacam-se dados recentes do Censo 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), permitindo a criação de tabelas e mapas que detalham a evolução populacional, segmentando por sexo e faixa etária. A obra também inclui um extrato da população indígena e quilombola residente no estado. Os demais tópicos foram igualmente atualizados, e,segundo a Seplan, oferecem uma visão detalhada e analítica nos diversos contextos econômicos.
Os Indicadores Socioeconômicos são disponibilizados pela Gerência de Informações Socioeconômicas, vinculada à Diretoria de Gestão de Informações Territoriais e Socioeconômicas, da Superintendência de Planejamento Governamental, e podem ser acessados pelo link aqui.