O Tocantins está na 18ª posição entre todos os estados do país no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), com 4,90 pontos, conforme os dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) levantados pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Os melhores colocados são São Paulo, em primeiro lugar, com 5,65 pontos; o Paraná, em segundo lugar, com 5,62 pontos; e o Distrito Federal, em terceiro lugar, com 5,57 pontos. O Ranking de Competitividade dos Estados, realizado pelo CLP, considera o Ideb ponderado pelo número de matrículas de todos os níveis de ensino e de toda a rede (pública e privada).

O Ideb é um indicador nacional que permite monitorar a qualidade da educação no Brasil. Segundo o CLP, embora seja apenas um número, ele fornece uma visão geral sobre o avanço das escolas, municípios, estados e do país, alertando gestores educacionais e a sociedade. “No entanto, devemos sempre combinar o Ideb com outros indicadores para uma análise mais completa e evitar criar disputas entre regiões, reconhecendo as particularidades de cada local”, diz o Centro.

O CLP explica que a fórmula do Ideb considera que as notas das provas de língua portuguesa e matemática são padronizadas numa escala de zero a dez e multiplicadas pela taxa de aprovação da escola. Por exemplo, se a média das notas nas provas de determinada escola for 7 e essa mesma escola tiver 70% de aprovação, seu Ideb será 4,9.