Nomeado para a Secretaria de Estado da Fazenda, Jairo Soares Mariano, ex-prefeito de Pedro Afonso e ex-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), falou com o Jornal Opção Tocantins sobre os desafios que pretende enfrentar à frente da pasta e as medidas para equilibrar as contas do Estado. Jairo também assumiu recentemente a presidência do Partido Democrático Trabalhista (PDT) do Tocantins, cargo deixado pelo governador em exercício, Laurez Moreira.

“Nós precisamos melhorar a eficiência do estado, né? Nós estamos nos últimos lugares aí de eficiência. Então nós precisamos modernizar, ter uma prestação de serviço hoje mais adequada à nossa realidade do momento. Vou levantar todos os assuntos que são relevantes, repassar para o governador para que ele possa tomar as medidas necessárias para nós termos uma condição de futuro tranquilo do ponto de vista do equilíbrio.”

O secretário destacou ainda a importância de controlar a folha de pagamento e reunir toda a equipe para avaliar medidas que mantenham a saúde financeira do Estado:

“Essa questão da folha de pagamento é um item preocupante. O governo tem que reunir todo o seu suporte, todas as suas assessorias, para ver quais seriam umas condições mais adequadas para poder não perder de vista essa condição de equilíbrio fiscal. É importante revisar contratos de prestação de serviços e ter austeridade nas contas públicas para garantir que o Estado possa pagar suas despesas em dia.”

A austeridade nas contas públicas consiste em adotar medidas de controle de gastos e otimização de recursos do governo, Isso envolve reduzir despesas desnecessárias, rever contratos de prestação de serviços, evitar gastos excessivos e garantir que o pagamento de servidores e fornecedores seja feito em dia.

Com a nomeação publicada no Diário Oficial, Jairo inicia oficialmente sua gestão tomando posse nesta terça-feira, 9.