O Jornal Opção Tocantins foi um dos destaques da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2025, realizada na noite desta segunda-feira, 6, em Palmas. O veículo conquistou três premiações, sendo duas na categoria Texto e uma em Fotojornalismo.

Na categoria Texto, o primeiro lugar foi para a editora-chefe Elâine Jardim, com a reportagem “Água, barro e afeto: a história de Wanderley e Daniella que transformaram a vida em arte em Taquaruçu”. O segundo lugar ficou com a repórter Júlia Carvalho, autora da matéria “Entre o jatobá e o baru, mulheres do Jalapão transformaram frutos do cerrado em sustento, cultura e futuro”. Já em Fotojornalismo, o segundo lugar foi conquistado por pelo fotógrafo Luiz Henrique Machado, colaborador eventual do Jornal Opção Tocantins, com registro de uma ourives palmense.

A dretora-responsável do Jornal Opção, Patrícia Machado, celebrou a conquista como mais um marco na trajetória do veículo. “É um orgulho ver o Jornal Opção sendo reconhecido mais uma vez por seu compromisso com o jornalismo sério e bem apurado. Parabéns à Elâine, à equipe e a todos que seguem honrando essa história de 50 anos dedicados à informação de qualidade”, disse.

“Receber o primeiro lugar no Prêmio Sebrae de Jornalismo, na categoria Texto, é uma alegria imensa. Esse reconhecimento valoriza o nosso trabalho e as histórias que escolhemos contar. A reportagem sobre o casal que transformou o barro em arte mostra a força da criatividade, do empreendedorismo e do amor pelo que se faz. Esse prêmio é, acima de tudo, uma celebração dessas histórias reais que inspiram”, afirmou Elâine Jardim.

Para a repórter Júlia Carvalho, o reconhecimento também reflete o compromisso com pautas que valorizam o território e suas pessoas. “Esse prêmio é resultado de histórias que precisam ser contadas, como a das mulheres do Jalapão, que encontraram no cerrado uma forma de sustento e afirmação cultural. É também um reflexo do papel que o Sebrae cumpre ao valorizar o jornalismo regional e os profissionais que contam essas histórias”, destacou.

Luiz Henrique afirma que o reconhecimento vai além da premiação: “Sou muito grato pelo prêmio recebido, e mais ainda sou grato ao convite do Jornal Opção Tocantins para que eu fizesse as fotografias para compor a reportagem. A pauta tem um tema incrível, que de imediato me levou à adolescência, pois meu pai e irmãos também trabalharam em garimpo, e ver a personagem ourives fabricando as joias com todo aquele aparato me encheu a mente de lembranças. E me sinto duplamente valorizado como jornalista e repórter fotográfico. Tenho pra mim que o Prêmio Sebrae é uma vitrine aos bons trabalhos jornalísticos, que de forma direta trouxeram benefícios à sociedade. Informação é tudo e a boa cobertura entrega um grande serviço à comunidade”, afirmou.

Tocantins em destaque nacional

O Prêmio Sebrae de Jornalismo é uma iniciativa nacional que reconhece produções jornalísticas que destacam o empreendedorismo brasileiro sob diferentes perspectivas, valorizando histórias que revelam como a inovação, a criatividade e o trabalho transformam realidades e impulsionam o desenvolvimento local.

O Tocantins teve 95 trabalhos inscritos na 12ª edição do prêmio, ficando em segundo lugar entre os estados da Região Norte em número de inscrições, atrás apenas do Pará. O Estado também liderou na categoria Jornalismo Universitário, com 12 trabalhos enviados.

Os vencedores da etapa estadual agora avançam para a fase regional, que definirá os finalistas da etapa nacional. Além das categorias Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo, o prêmio também reconhece produções universitárias