O Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) realizou, na manhã desta quarta-feira, 21, a cerimônia de posse do juiz federal Igor Itapary Pinheiro como membro titular da Corte para o biênio 2026/2028. O ato ocorreu na sala de reuniões da presidência do Tribunal, em Palmas.

Durante o discurso de posse, o magistrado destacou a importância da nova função em sua trajetória profissional: “Integrar um órgão colegiado é algo de grande relevância e extremamente gratificante na minha trajetória profissional. A atuação em julgamentos coletivos traz uma responsabilidade ainda maior de reflexão, especialmente em razão das ponderações e do diálogo que se estabelecem na construção das decisões. Coloco-me à disposição para contribuir, ao mesmo tempo em que encaro este momento como uma oportunidade de aprendizado, estando aberto e disponível para colaborar sempre que necessário”, afirmou.

A solenidade foi conduzida pelo presidente do TRE-TO, desembargador Adolfo Amaro Mendes, que recepcionou o novo integrante do colegiado: “Seja muito bem-vindo a esta Corte Eleitoral. Estamos certos de que Vossa Excelência contribuirá de forma qualificada para os trabalhos deste Tribunal, atuando com equilíbrio, responsabilidade e compromisso com a Justiça Eleitoral”, destacou.

Também participaram da cerimônia o vice-presidente e corregedor eleitoral, desembargador João Rodrigues Filho, a juíza federal Carolynne Sousa de Macêdo Oliveira, os demais membros da Corte Eleitoral do Tocantins, além de secretários, familiares, assessores, servidores e convidados.

Perfil do magistrado

Igor Itapary Pinheiro é juiz federal e passa a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins como juiz membro. Nascido em São Luís (MA), em 26 de janeiro de 1983, construiu carreira no Judiciário Federal, com atuação em diferentes estados do país.

É graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e possui estudos posteriores em nível de especialização e mestrado na área de Direito Público, com foco em temas relacionados ao Direito Processual Civil e ao Direito Constitucional. Desenvolve interesse acadêmico em pesquisas sobre os institutos dos precedentes e da coisa julgada, embora não exerça atividade de magistério.

A trajetória na magistratura federal teve início na 12ª Vara Federal da Seção Judiciária do Maranhão, com posterior promoção à titularidade na 2ª Vara Federal da Seção Judiciária de Roraima. Nesse período, atuou como vice-diretor do foro da Seção Judiciária de Roraima e como coordenador dos juízos criminais da mesma unidade. Também exerceu as funções de juiz titular e suplente do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR).

Posteriormente, foi juiz titular da 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Rondônia e coordenador dos Juizados Especiais Federais da mesma seccional. No Tocantins, atuou como juiz titular da 5ª Vara Federal e, depois, da 3ª Vara da Seção Judiciária do Estado. Exerceu ainda o cargo de vice-diretor do foro e, atualmente, ocupa a função de diretor do foro da Seção Judiciária do Tocantins. Na mesma unidade, também desempenhou atribuições junto ao Comitê Local de Precatórios e ao Comitê de Saúde.