Júnior Geo reconhece avanço no PCCR da Educação, mas pede correções
05 novembro 2025 às 14h59

COMPARTILHAR
O deputado estadual Professor Júnior Geo (PSDB) votou favoravelmente ao Projeto de Lei que institui o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, após apresentar 15 emendas à proposta. A votação ocorreu no final da tarde desta terça-feira, 4, na Assembleia Legislativa do Tocantins.
“Fico feliz pela apreciação do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR) dos servidores da Educação, aqui nesta Casa de Leis. Tivemos dois anos de espera, por parte da categoria, pelo PCCR, com diversas reuniões do ex-secretário Fábio Vaz, para as quais nunca fui convidado, ouvindo professores, no entanto, não os atendia e a prova é que o plano está aquém do que esperávamos, criou-se uma grande expectativa e não atendeu grande parte das demandas”, destacou o deputado Geo, que é professor de carreira e defensor da categoria.
O parlamentar avaliou que ainda há pontos que precisam ser aprimorados no plano. “Precisamos avançar ainda, sobretudo, na equiparação do Prono que precisa de valorização financeira e equiparação com os professores da educação básica que não foram contemplados, embora, numa luta antiga e, aqui não podemos fazer essa equiparação que deveria ter sido introduzida no texto original”, lamenta Júnior Geo.
O deputado também ressaltou a importância de se garantir a livre docência aos coordenadores e orientadores educacionais, grupo que não foi contemplado na proposta. “Vamos lutar para que possa avançar, pois são eles os que chegam primeiro na escola e os últimos a saírem e não é justo não terem livre docência”, assegurou.
Geo destacou ainda a necessidade de melhores condições salariais para os professores recém-concursados. “A remuneração ficou aquém do que poderia ter ficado, são lutas que vamos continuar travando para avançar ainda mais”, afirmou.
Uma das emendas apresentadas pelo parlamentar garante progressão na carreira mediante a apresentação de títulos de pós-graduação, mestrado e doutorado. “É preciso ter acesso às progressões, numa valorização da titularidade”, enfatizou o deputado.
Ao final, Júnior Geo mencionou o papel do governador interino, Laurez Moreira, na tramitação do projeto. “Parabenizo e agradeço a atitude do governador Laurez Moreira pela formatação do plano e o seu envio à esta Casa de Leis de forma mais célere”, concluiu.
