Justiça Eleitoral do Tocantins cassa mandatos de prefeita e vice de Rio da Conceição por abuso de poder político

27 fevereiro 2025 às 17h34

COMPARTILHAR
A prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Oliveira Ramos (PT), e a vice-prefeita Cristina Dias (PV) tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em razão de abuso de poder político e outras práticas irregulares. A decisão do TRE indica que maquinários da prefeitura foram usados para limpar um terreno onde seria construído um posto de gasolina, facilitando o alvará de funcionamento do estabelecimento em troca de apoio político.
Além disso, a acusação aponta que houve atraso no pagamento de servidores que apoiaram a oposição durante a eleição de 2024, o que teria sido uma ação deliberada para prejudicar esses funcionários.
As duas foram multadas em R$ 100 mil, mas continuarão no cargo até que o caso seja julgado por instâncias superiores. Em entrevista, a prefeita Edinalva afirmou que tanto ela quanto a vice estão tranquilas, pois não cometeram nenhum crime eleitoral e que recorrerão da decisão, alegando que a cassação se trata de uma perseguição política.
A decisão judicial foi embasada por provas como áudios, prints de conversas e depoimentos de testemunhas. O TRE informou que encaminhará o caso ao Ministério Público para que sejam tomadas as medidas cabíveis.
Edinalva e Cristina foram eleitas com 1.198 votos, o que representa 61,72% dos eleitores, derrotando o concorrente Gilson Lopes (Republicanos), que obteve 793 votos.