LDO do governo federal inclui Corredor de Transporte de Palmas para 2026
25 setembro 2025 às 15h59

COMPARTILHAR
O Corredor de Transporte Coletivo de Palmas (CTC) foi inserido nas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias do Governo Federal (LDO) para 2026. O projeto, que teve articulação do deputado federal Tiago Dimas (Podemos), ganhou um impulso em Brasília e pretende modernizar o meio de transporte público e integrar regiões da capital.
Os projetos já estão aprovados no Novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) Seleções 2025 e a Prefeitura de Palmas recebeu aval para financiamento de R$413,1 milhões recursos do Fundo de Garantia de Tempo e Serviço (FGTS).
Após articulação de Tiago Dimas, o prefeito Eduardo Siqueira Campos elogiou o trabalho do deputado. “Esse é um avanço histórico para a mobilidade de Palmas. O empenho da bancada federal, em especial do deputado Tiago Dimas, foi fundamental para que o projeto fosse incluído entre as prioridades nacionais”, afirmou.
O Corredor de Transporte Coletivo prevê obras em toda a sua extensão, que terá início no setor Taquari, passará por Taquaralto e seguirá até às principais estações da cidade. Entre as melhorias previstas estão: Construção de novas estações de embarque, implantação de semáforos inteligentes, pista exclusiva de concreto para ônibus e a construção de uma nova ponte. Há projetos complementares de integração das regiões Sul, Central e Norte de Palmas.
A votação do relatório final da LDO 2026 está marcada para o próximo dia 30 de setembro, na Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), em Brasília.
Gabes Guizilin cumpre estágio obrigatório por meio do convênio firmado entre o Jornal Opção e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Elâine Jardim.