Luzimangues terá nova escola de tempo integral avaliada em R$ 11,5 milhões

26 fevereiro 2025 às 15h30

COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, 26, foi assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da Escola Estadual de Tempo Integral de Luzimangues, no município de Porto Nacional, com um investimento de R$ 11.564.663,14. A nova unidade educacional, que atenderá até 1,5 mil alunos, seguirá os padrões pedagógicos e estruturais da rede estadual de ensino.
A construção da escola visa suprir a demanda crescente por vagas no distrito de Luzimangues, que, atualmente, conta com apenas uma unidade estadual, apesar de ter uma população de 30 mil habitantes. A nova escola terá capacidade para 756 alunos por turno, com 18 salas de aula, e incluirá diversos espaços como laboratórios, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, campo society, pista de salto, refeitório e áreas para atividades extracurriculares, como artes marciais e dança.
Além das salas de aula, a estrutura contará com guaritas para controle de acesso, bloco administrativo, banheiros para alunos, professores e equipe administrativa, pátio coberto, cozinha, espaço multiuso e áreas esportivas, como uma quadra e campo gramado com mureta e alambrado. A unidade funcionará inicialmente no turno diurno, com possibilidade de ampliação para o horário noturno. A previsão é de que as obras sejam entregues até o início de 2026, com conclusão em março daquele ano.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, ressaltou a importância da obra, destacando que ela atenderá à crescente demanda por vagas na região. “A demanda por vagas aumentou consideravelmente nos últimos anos e essa escola chega para atender essa necessidade, proporcionando mais conforto e qualidade de ensino aos estudantes”, afirmou. Ele também informou que a construção será acelerada, com previsão de entrega para o início do ano letivo de 2026.
Morador e professor de história em Luzimangues, Emerson Nogueira, celebrou a construção da nova escola, destacando a importância da obra para a comunidade local. “Como morador e professor em Luzimangues, vejo essa escola como uma verdadeira revolução para a educação da região. Ela trará mais identidade para a nossa comunidade, evitando que tantos alunos precisem se deslocar para Palmas. É um avanço essencial para todos nós”, comentou o professor.