No Tocantins, 32.616 pessoas devem fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, que começam a ser aplicadas neste domingo, 5. O Estado contará com 127 locais de provas, em 31 municípios. A previsão é que os portões dos locais de prova sejam abertos às 12h e fechados às 13h, sempre no horário de Brasília (DF). Às 13h30 será liberado para que os candidatos comecem a responder o exame.

Conforme dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável por aplicação das provas, o número de inscritos no Tocantins este ano, voltou a crescer. O Estado vinha apresentando queda no número de inscritos desde 2020. No ano passado o número de inscritos alcançou 28.944. O recorde de inscritos no Estado foi registrado em 2017 quando o número passou de 61 mil. 

Faixa etária 

A maior parte dos participantes em nível nacional tem 17 anos de idade (21,5%), seguida de perto pela faixa etária que vai de 21 a 30 (20,8%) e pelo grupo que possui 18 anos (20,8%). Os inscritos com 16 ou menos correspondem a 10,6%. Já quem tem 19 representa 10,2%. As pessoas de 31 a 59 anos são 9,4%. A faixa de 20 anos concentra 6,4% do total e os sexagenários, 0,3%

Segunda etapa

No domingo 12, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ao todo são 40 questões de múltipla escolha de português e literatura e mais 5 de língua estrangeira (inglês ou espanhol). E ainda a redação dissertativa-argumentativa. O texto tem que ser escrito com base em uma situação-problema apresentada.

Enem 

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.

Operação Enem 2023 

O Governo do Estado determinou que as forças de segurança acompanhem a aplicação das provas do Enem 2023. Uma força tarefa foi criada especialmente para acompanhar a guarda e transporte de malotes, além da segurança dos locais das provas.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), os candidatos serão distribuídos em 127 locais, em 31 municípios. A Operação Enem 2023 vai contar com 660 agentes de segurança pública.