O Ministério da Saúde detalhou, em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, 25, sobre a ocorrência de casos de sarampo no município de Campos Lindos, no norte do Tocantins. Ao atualizar o cenário epidemiológico para a imprensa tocantinense, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que nove casos da doença já foram confirmados e que uma força-tarefa foi enviada para reforçar as ações de vigilância e vacinação no município.

O ministro da Saúde destacou que, embora nove casos de sarampo estejam sendo confirmados, não há transmissão sustentada da doença no Brasil. Ele ressaltou que o país recuperou o certificado de eliminação do sarampo concedido pela Organização Mundial da Saúde, inicialmente conquistado em 2012, durante sua primeira gestão à frente da pasta. Segundo o ministro, boletins atualizados sobre a situação estão sendo mantidos em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

“Já estamos confirmando aqueles nove casos e vamos manter permanentemente, junto com a Secretaria Estadual, boletins que vão atualizando essa situação. Uma coisa que precisa ficar muito clara para toda a população do Tocantins e para o Brasil, somos um país 

que conquistou novamente o certificado de eliminação do sarampo. Então, não existe transmissão sustentada de sarampo no Brasil. Nós recuperamos esse certificado pela Organização Mundial da Saúde”, ressaltou Padilha.

Mais de 600 pessoas vacinadas

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), desde o início das ações de campo já foram aplicadas mais de 640 doses de vacina tríplice viral, e visitadas mais de 300 residências. Além da divulgação de nota técnica para os 139 municípios do estado.


O Ministério da Saúde destacou que, apenas nesta semana, o município realizou ações de vacinação em uma escala 20 vezes superior à média mensal. Além disso mais de 600 pessoas estão sendo acompanhadas, enquanto seguem em andamento as ações de investigação dos casos, identificação de possíveis infectados secundários, vacinação de bloqueio, varredura, intensificação da cobertura vacinal e busca ativa de não vacinados.

“Estamos diante de uma situação que exige resposta rápida. Os casos em Campos Lindos já mobilizam nossas equipes técnicas para reforçar, junto ao estado e ao município, as ações de contenção. O sarampo é uma doença grave, e o principal instrumento de proteção é a vacina”, destacou o ministro Padilha. Segundo ele, a missão no Tocantins envolve especialistas da Coordenação-Geral de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis (CGVDI) e do Programa Nacional de Imunizações (PNI), com foco em investigação, vacinação e orientação.

Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa, altamente contagiosa, transmitida por secreções respiratórias. Os principais sintomas são febre, tosse, coriza, manchas vermelhas pelo corpo e conjuntivite. Em casos mais graves, pode evoluir para pneumonia, encefalite e até levar à morte.

A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e deve ser aplicada em duas doses, conforme o calendário vacinal. A SES-TO reforça que todas as unidades de saúde do Estado estão abastecidas e aptas a realizar a imunização.