Nesta terça-feira, 4, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), iniciou a viagem rumo à COP30, em Belém, com programação de visita a obras estratégicas no Centro-Norte do país. No primeiro dia da caravana, a comitiva do ministro pretende vistoriar o andamento da duplicação da BR-153, eixo fundamental de integração entre o Meio-Norte e o Centro-Sul do país, com parada em Palmas nesta quarta-feira, 5, onde fará uma coletiva de imprensa. 

No estado, Renan Filho irá vistoriar as obras da ponte sobre o rio Araguaia, que liga Xambioá (TO) a São Geraldo do Araguaia (PA). Com investimento de R$ 28 milhões, por meio do Novo PAC, a ponte é considerada um marco logístico e social para a região Norte, ao conectar de forma definitiva o Tocantins e o Pará, fortalecer o corredor de transporte da BR-153 e facilitar o escoamento da produção agropecuária e industrial da região.

Ainda no Tocantins, o ministro dos Transportes irá acompanhar o andamento dos trabalhos da nova ponte sobre o rio Tocantins, entre Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA), que será entregue em dezembro de 2025. Com 75% das obras concluídas, a estrutura, que recebeu investimento de R$171,1 milhões, terá 630 metros de extensão, 19 metros de largura e um vão livre de 154 metros.

Iniciadas em julho de 2025, as intervenções contemplam 53,4 quilômetros e se estendem pelos municípios de Uruaçu, Campinorte, Rialma e Rianápolis.

Na sequência, o ministro dos Transportes visita as obras da Ferrovia de Integração Centro-Oeste (Fico), um dos principais empreendimentos ferroviários em execução no país. Com 383 quilômetros de extensão entre Água Boa (MT) e Mara Rosa (GO), a obra alcança 35,5% de avanço físico. O trecho entre Mara Rosa e Crixás, com 131 quilômetros, tem conclusão prevista para 2026.

A Fico é peça-chave no Corredor Leste-Oeste, e se conecta à Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), ampliando o acesso ferroviário aos portos do Arco Norte e fortalecendo a logística nacional. Por meio do Plano Integrado de Transporte (PIT) e do Plano Nacional de Logística 2050 (PNL 2050), o Ministério dos Transportes pretende consolidar um novo meio de execução. Os projetos incorporam critérios de eficiência energética, resiliência climática e impacto social.

Programas como o PRO-AdaptaVias, lançado em 2025, adaptam a infraestrutura rodoviária e ferroviária às novas realidades climáticas. Já o Inventário Nacional de Emissões de GEE do Transporte Rodoviário e Ferroviário, desenvolvido em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT), estabelece a base científica para reduzir emissões e orientar investimentos verdes.

Na COP30, o Ministério dos Transportes visa apresentar essas e outras iniciativas na Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, espaço que vai reunir governo, setor produtivo e sociedade civil para debater soluções de mobilidade resiliente e de baixo carbono.