Os moradores de Ponte Alta se mobilizam para um protesto nesta terça-feira, 20, às 16h, na Esquina do Bar de Luzo, no Setor Boa Esperança. A manifestação, intitulada “Vozes na Rua – Manifestação pela Ponte”, tem como objetivo chamar a atenção das autoridades para a situação crítica da ponte de madeira que serve como importante via de acesso na região.

O protesto acontece em meio a preocupações sobre a estrutura da ponte, que apresenta fissuras, rachaduras nos elementos principais, deformação nas cabeceiras, descolamentos, flambagem dos pilares e exposição da ferragem. De acordo com moradores e especialistas que avaliaram a estrutura, há um risco iminente de colapso, e a recomendação é pela interrupção imediata do uso da ponte para evitar tragédias.

Para a população, além da importância prática, a ponte tem um grande valor histórico e cultural. “Nossa ponte de madeira é mais do que um meio de acesso essencial; ela é um símbolo da nossa identidade e da história de Ponte Alta. Sua restauração é urgente para garantir a segurança da população e preservar esse importante patrimônio histórico e turístico”, afirmou a organização do protesto.

Os manifestantes prometem sair às ruas vestidos de branco e carregando faixas para sensibilizar as autoridades municipais e estaduais a viabilizarem os recursos necessários para a reconstrução da estrutura. A expectativa é de que a mobilização aumente a pressão por uma resposta rápida e efetiva do poder público.

O Jornal Opção Tocantins entrou em contato com a Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) sobre o caso e aguarda retorno.