Morre em Goiânia, aos 92 anos, o empresário Oswaldo Stival, pioneiro do Tocantins
07 janeiro 2024 às 10h56
COMPARTILHAR
Faleceu neste domingo, 7, em Goiânia, aos 92 anos, o empresário Oswaldo Stival, agropecuarista e industrial com negócios na cidade de Gurupi desde 1980. O velório será realizado em Nova Veneza (GO), no Instituto Oswaldo Stival e Edith, e o corpo do empresário será sepultado no cemitério da cidade nesta segunda-feira, 8, após a missa, prevista para as 11 horas.
Pioneiro no Tocantins, ele é pai dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival.
Oswaldo Stival começou suas atividades de agropecuarista e industrial na região norte de Goiás no início da década de 1980, nos municípios de Gurupi e Araguaçu, atualmente sul do Tocantins. De 1988 a 1992 foi prefeito de Nova Veneza. No dia 10 de outubro de 1991 foi condecorado com a Ordem do Mérito Consular, pelo governo de Pernambuco.
A história de Oswaldo Stival em Gurupi tem seu marco em 1995, quando participou da reabertura do Frigorífico de Gurupi, que hoje é cooperado na Cooperativa dos Produtores de Carne e Derivados de Gurupi (Cooperfrigu).
No ano 2000 foi eleito mais uma vez prefeito de Nova Veneza, criando o “Festival Italiano de Gastronomia e Cultura”, que abrangia todo Centro-Norte do Brasil, resgatando a origem italiana do município.
No dia 17 de março de 2006, o empresário foi condecorado com a Ordem do Mérito Anhanguera, pelo governo de Goiás, e no dia 31 de maio de 2012 recebeu do governo da Itália a Comenda da Ordem da Estrela da Solidariedade.
Em sessão solene em 17 de dezembro de 2012, na Câmara de Gurupi, Stival foi homenageado com o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense. E, no dia 30 de novembro de 2023, recebeu o título de Cidadão Tocantinense da Assembleia Legislativa do Estado.
Atualmente, a Cooperfrigu gera cerca de 800 empregos diretos e exporta para mais de 170 países.
NOTAS DE PESAR
Governador Wanderlei Barbosa
Foi com pesar que recebi a notícia da morte do empresário Oswaldo Stival de 92 anos, ocorrida neste domingo, 7.
Senhor Oswaldo Stival é pioneiro no Tocantins e pai dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival. Em 1980, iniciou suas atividades de agropecuarista e industrial na região norte de Goiás, nos municípios de Gurupi e Araguaçu, hoje sul do Tocantins. Também foi prefeito de Nova Veneza (GO) por dois mandatos.
Com um extenso currículo de relevantes serviços prestados à comunidade, recebeu diversas e merecidas homenagens. O patriarca da família Stival deixa o seu legado de muito trabalho e oportunidades aos tocantinenses.
Neste momento de luto e tristeza, externo as mais sinceras condolências aos familiares e amigos. Peço a Deus que, com toda a sua misericórdia, dê o conforto necessário a todos.
Wanderlei Barbosa – Governador do Estado do Tocantins
Vice-governador
Com profundo pesar recebi a notícia do falecimento do patriarca da família Stival, o senhor Oswaldo Stival, de 92 anos, ocorrido neste domingo.
Agropecuarista e político, com uma trajetória inspiradora, Oswaldo Stival contribuiu de forma grandiosa para o desenvolvimento do nosso Tocantins.
Na década de 80 iniciou suas atividades agropecuárias em Gurupi e Araguaçu, foi fundamental para a reabertura do frigorífico de Gurupi, atual Cooperfrigu, cooperativa que gera emprego e renda para muitas famílias, além do trabalho social que realiza. Oswaldo Stival também foi prefeito de Nova Veneza (GO) por dois mandatos.
Ao longo de sua história recebeu diversas e merecidas homenagens pelos relevantes serviços prestados à comunidade.
Me solidarizo com os seus familiares, principalmente com o amigo Oswaldo Stival Filho. Neste momento de dor e saudade, rogo ao nosso bom Deus para que conforte o seu coração, de todos os seus familiares e amigos.
Laurez Moreira – Vice-governador
FIETO
A Federação das Indústrias do Estado do Tocantins manifesta profundo pesar pelo falecimento do senhor Oswaldo Stival, aos 92 anos, pai do vice-presidente da Fieto e presidente do Sindicarnes/TO, Oswaldo Stival Junior.
Patriarca da família, Oswaldo Stival deixou importante legado para os estados de Goiás e Tocantins, sendo merecidamente reconhecido recentemente como cidadão tocantinense, homenagem concedida juntamente com seu filho que leva adiante sua liderança, empreendimentos e história de sucesso.
Em nome de toda a diretoria, a Federação solidariza-se com a família neste momento de despedida desejando força e apoio a todos.
Palmas, TO, 7 de janeiro de 2024
Roberto Pires – Presidente da Fieto
Prefeitura de Gurupi
Foi com imenso pesar que recebi a notícia do falecimento do senhor Oswaldo Stival, 92 anos, patriarca da família Stival, ocorrido neste domingo, 07, em Goiânia (GO).
Oswaldo Stival foi pioneiro como empresário, agropecuarista e industrial no Tocantins e trabalhou arduamente para o desenvolvimento socioeconômico do estado, contribuindo significativamente com Gurupi e região Sul com relevantes serviços prestados à comunidade, sendo destaque para a geração de emprego e renda.
Seu Oswaldo deixa e esposa dona Edith Peixoto, os filhos Oswaldo Stival Júnior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival, diretores do grupo Cooperfrigu, e um grande legado de trabalho e geração de oportunidades ao povo tocantinense.
Neste momento de profunda tristeza, me solidarizo com todos os familiares e amigos do Seu Oswaldo, e rogo a Deus para que conforte os corações enlutados.
Gurupi, 7 de janeiro de 2024.
Josi Nunes – Prefeita de Gurupi
Deputado Eduardo Fortes
Não tenho palavras para expressar o meu profundo pesar e tristeza pelo falecimento do senhor Oswaldo Stival, um grande mestre que foi um dos pioneiro no Tocantins. Ele é pai dos empresários Oswaldo Stival Junior, José João Stival e Edwaldo Peixoto Stival.
Um homem íntegro com relevantes serviços prestados à comunidade, com comprometimento ímpar, trabalhando incansavelmente para o desenvolvimento socioeconômico do Estado.
Foram longos anos de trabalho e dedicação. O senhor Oswaldo sempre teve como princípio valorizar as pessoas, gerar oportunidades para suas gerações e abrir novos mercados para o Tocantins gerando emprego e renda para Gurupi e Região.
Sinto muito pelo sua perda e desejo que Deus conforte o coração dos familiares e que ele seja recebido com o mais puro amor pelos braços do nosso Pai Celestial.
Eduardo Fortes – Deputado estadual
Deputado Vilmar de Oliveira
Minha solidariedade à família Stival, que neste domingo perdeu seu patriarca Oswaldo Stival, aos 92 anos.
Um empreendedor nato, Oswaldo é um dos onômico da região Sul do Estado, especialmente das cidades de Gurupi e Araguaçu, onde investiu fortemente no ramo da agropecuária e agroindústria, contribuindo também para geração de empregos e de renda. A família hoje é cooperada do grupo Cooperfrigo, que além do desenvolvimento local exporta para mais de 170 países.
Em nome de seus filhos Oswaldo Stival Jr, José João, e Edwaldo Peixoto estendo meus votos de pesar a toda família e amigos.
Vilmar de Oliveira – Deputado estadual