O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) é um dos partidos mais tradicionais do Tocantins e também o mais antigo, mesmo passando por mudanças de nomes ao longo de sua existência. Mesmo sem conseguir eleger nenhum membro para a Assembleia Legislativa ou Câmara Federal, o MDB tem um bom número de prefeitos e vereadores. Recentemente, em entrevista exclusiva ao Jornal Opção, seu presidente estadual, o ex-governador Marcelo Miranda declarou estar empenhado em reerguer a legenda.

Informações divulgadas pelo Jornal Opção sobre uma nova composição do MDB no Tocantins foram confirmadas nesta terça-feira, 6, durante reunião do presidente estadual, Marcelo Miranda, com o presidente nacional, o deputado federal Baleia Rossi, e com o deputado federal Alexandre Guimarães, que vai deixar o Republicanos para se filiar ao MDB o mais rápido possível. O acordo prevê que num futuro próximo Guimarães ocupe a presidência do partido no Tocantins ainda este ano.

Uma fonte do MDB acrescentou que o partido deve cumprir várias regras contidas em seu estatuto e que Marcelo Miranda terminará em maio deste ano seu mandato como presidente da legenda. Uma das regras do estatuto é que para ser eleito presidente o membro do partido deve ter pelo menos seis meses de filiação. Assim, Guimarães deverá cumprir esta quarentena, provavelmente como membro de uma comissão provisória a ser instituída pelo Diretório Nacional.

Outro detalhe importante é que Miranda e Guimarães vão dividir a missão de reerguer o MDB. Marcelo Miranda deverá ter 59 municípios para trabalhar e Guimarães 41. Outros 39 municípios serão trabalhados em parceria pelos dois. De acordo com a fonte do MDB, Miranda já vinha fazendo um trabalho de filiações e articulações pelos municípios e já acertou vários pré-candidatos, como do ex-deputado Abrão Costa à Prefeitura de Miranorte.

Outro convite já feito por Marcelo Miranda para filiação foi ao presidente da Câmara Municipal de Colinas, Leandro Coutinho, que também é pré-candidato à Prefeitura local.

O grupo do ex-governador Marcelo Miranda terá entre os 59 municípios cidades como Palmas, Porto Nacional, Paraíso, Miracema, Miranorte, Tocantinópolis, Formoso do Araguaia, Dois Irmãos, Sítio Novo, Axixá e Tupirama. Já o grupo do futuro novo presidente Alexandre Guimarães vai trabalhar cidades como Araguaína, Gurupi, Colinas e Araguatins, dentre outros.

Mais um detalhe da fonte emedebista é que caso seja formada uma comissão provisória para permitir que Guimarães possa comandar o partido, esta comissão tem prazo de 90 dias para realizar convenção de eleger um novo diretório. O prazo pode ser estendido por mais 90 dias.

Republicanos Para permitir a ida de Alexandre Guimarães para o MDB, o Republicanos deverá receber o deputado federal do Pará, Olival Marques. A costura toda dessa movimentação politica teria sido alavancada pela família Barbalho. Além disso, a operação contou com a participação ativa do presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi.